Gratidão da Pro-Rim a todos que generosamente fazem importantes doações.
A Fundação Pró-Rim necessita de recursos financeiros e insumos necessários ao tratamento dos pacientes renais, que fazem parte do grupo de risco. A Covid-19 atingiu a todos os segmentos sociais. Porém, o setor da saúde foi o mais afetado. Por isso, a instituição lançou uma campanha com o objetivo de buscar suporte financeiro e contribuições em doações diretas como por exemplo, máscaras, luvas e álcool em gel.
“Esses insumos estão sendo necessários em todas as instituições de saúde e, aqui na Pro-Rim, não é diferente. Precisamos muito desse material para atender nossos pacientes e infelizmente os estoques estão em baixa”, reconhece o Presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira.
Ele explica que hospitais e clínicas filantrópicas, como é o caso da Pró Rim, mantêm um orçamento ajustado para a demanda normal. No entanto, “em casos excepcionais de uma pandemia, como estamos vivendo, é necessário continuar os tratamentos rotineiros, além de atender a nova demanda, sempre prezando pela segurança do paciente dentro das orientações do Ministério da Saúde”. Por conta disso são necessários investimentos em novas estruturas e suportes para ações operacionais de emergência, complementa.
Máscaras e álcool em gel
Além de pequenas doações em dinheiro, a Fundação Pró-Rim recebeu também máscaras cirúrgicas descartáveis, luvas de procedimento, álcool em gel, além de materiais de higiene e limpeza. O setor de higiene e limpeza está se destacando nessa campanha de combate ao coronavírus. “Juntamente com os profissionais de saúde, eles são de extrema importância para evitar a propagação do vírus”, acrescenta.
Doações
As doações estão sendo feitas por pessoas da comunidade nas contas de telefone, luz, presencialmente, supermercados, associação formais e de amigos que se reúnem para doar. Também participam algumas empresas que fabricam ou que são distribuidoras desses insumos. Essas doações podem ajudar a manter o tratamento. “A campanha continuará, pois precisamos prevenir e nos antecipar a qualquer possibilidade de um paciente ou funcionário vir a manifestar sintomas da Covid-19”.
Dr. Marcos prevê que “as novas instalações para triagem de pacientes, os insumos para profissionais, as áreas de isolamento, a redução do quadro de profissionais que estão no grupo de risco, são custos que se manterão até retornarmos a normalidade, até termos segurança de que o vírus não irá mais ser uma ameaça aos pacientes renais, que tem um alto risco de letalidade caso forem contaminados”.
Generosidade
Ele destaca a generosidade de muita gente: “Recebemos doações de empresas com muitos litros de álcool em gel; grupos de artesãos voluntários que se uniram para fazer máscaras de pano; doações de grupos que mobilizaram iniciativas na internet para nos repassar doações. São vários exemplos de atos concretos de generosidade. Isso nos motiva não só para suprirmos o que precisamos, mas anima nossa equipe de profissionais a continuar na missão de salvar vidas. Nossa gratidão pelos atos generosos. Não estamos sozinhos e a cada doação que chega sentimos o estímulo para esse grande e desafiador propósito que é cuidar das vidas que dependem de nós”.
>>>Acompanhe nas nossas redes sociais as doações que estamos recebendo! Acesse facebook.com/prorim e instagram.com/prorimoficial.
Como doar
O que a Fundação Pró-Rim necessita: insumos básicos desde máscaras cirúrgicas descartáveis, avental descartável, luvas de procedimento, até materiais para ampliação das estruturas de triagem e isolamento. Também foi aberto um canal de atendimento direto para essa campanha pelo email relacionamento@prorim.org.br ou no telefone (47) 99911-2619 whatsapp.
As doações poderão ser entregues na clínica Vida Center, localizada na Rua Xavier Arp, 15 ou com o agendamento de retirada pela equipe da Pró-Rim, a ser solicitada em um dos canais de contato.
Muitos desses materiais necessários são vendidos especificamente para Clínicas e hospitais, nestes casos a comunidade poderá ajudar com recursos financeiros por meio de depósitos, cartão de crédito, em conta específica para essa campanha. Essas doações devem ser feitas pelo site www.doe.prorim.org.br.