
O médico comentou ainda que a cada ano mais pessoas acabam adoecendo pelo uso indiscriminado de remédios para dor, anti-inflamatórios e antibióticos, “não que as pessoas não devam tomar, mas precisam de um acompanhamento médico para isso, usar o medicamento correto para não correr riscos de adoecer por outros problemas como nos rins, fígado, pâncreas, além da super bactéria”.
A obesidade também foi um tema muito abordado pois pode desencadear várias doenças, entre elas a hipertensão e a diabetes que também são causadoras da insuficiência renal crônica quando mal tratadas. “Pessoas obesas tem de 2 a 7 mais chances de adquirir a doença renal, por isso é ainda mais importante cuidar dos hábitos alimentares”, explica Dr. Marcos Alexandre Vieira.
O médico também alertou a respeito da hipertensão que após os 50 anos de idade, pelo menos 50% da população pode adquirir, devido à falta de cuidados na juventude. Miliane Quintino Benedet, 29 anos, trabalha no setor financeiro e pode tirar diversas dúvidas sobre o sistema urinário e vida saudável “essa palestra foi muito esclarecedora, pude tirar muitas dúvidas, certamente irei repensar meus hábitos daqui pra frente”, comenta.
Um dos objetivos da Pró-Rim é promover a prevenção da doença renal, por isso, quando convidada a ministrar palestras sempre tentamos encaixar na programação diária da Instituição. Nem sempre é possível atender a todas as solicitações mas fazemos o máximo possível.
Para enviar sua solicitação, entre em contato pelo e-mail comunicacao@prorim.org.br