Considerados do grupo de risco no contágio e agravamento da doença, pacientes renais crônicos serão contemplados com a vacinação nesta próxima etapa.
Após o anúncio feito pelo Ministério da Saúde no final do mês de abril e com a chegada de mais doses das vacinas contra a COVID-19, a segunda etapa do Plano Nacional de Imunização (PNI) já teve início em vários estados do Brasil. Esta etapa contempla a vacinação de pessoas com algum tipo de comorbidade, incluindo os doentes renais crônicos e transplantados.
Pacientes em hemodiálise receberão as vacinas nas clínicas
A vacinação está sendo realizada nos municípios conforme as orientações de cada Governo Estadual. Em algumas cidades de Santa Catarina, a imunização de pacientes renais crônicos em tratamento de hemodiálise será executada nas próprias clínicas. Os pacientes da Fundação Pró-Rim serão informados pela equipe da unidade onde realiza o tratamento como será a vacinação.
Transplantados também entram nesta etapa de vacinação
Os pacientes transplantados e pacientes de tratamento de diálise peritoneal devem ficar atentos a divulgação do calendário da vacinação da sua respectiva cidade. Lembrando que, estes pacientes devem apresentar atestado médico ou relatório médico com a indicação da condição/comorbidade da pessoa.
Em caso de dúvida, os pacientes devem entrar em contato com seu médico ou na unidade de diálise onde realiza o tratamento.