Dia 05 de maio é o Dia Mundial da Higienização das Mãos. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento, que é comprovadamente a maneira mais simples e menos dispendiosa de prevenir as infecções relacionadas à assistência a saúde.
A prática desse simples hábito pode salvar vidas, pois as mãos são responsáveis por grande parte da transmissão de infecções de uma pessoa para outra; isso ocorre quando os profissionais de saúde, pacientes e familiares não fazem a higienização da maneira correta.
Com alguns cuidados podemos ajudar na prevenção dessas infecções, para começar é sempre necessário que o profissional de saúde higienize as mãos antes de entrar em contato com o paciente ou tocar em equipamentos e depois do contato com eles. Você que é profissional da saúde e atua em hospitais, clínicas e outros ambientes faça da higienização das mãos um hábito rotineiro. Esse procedimento pode ser feito utilizando água e sabonete, quando houver sujidade visível nas mãos ou com solução alcoólica a 70%, na ausência de sujidade visível.
Se você é paciente, participe do seu cuidado! Se o profissional não higienizar as mãos, peça para fazê-lo.
Nas unidades da Fundação Pró-Rim, a higienização das mãos é uma prática essencial. Ela garante a qualidade e a segurança das sessões de hemodiálise. Com a implantação do Programa de Segurança do Paciente, desenvolvemos algumas estratégias para incentivar e garantir a adesão à prática da higienização das mãos, como a ampliação do número de dispensadores de solução alcoólica a 70%, substituição do álcool em gel para o álcool spray, confecção e distribuição de cartazes e adesivos com instruções de como realizar o procedimento, campanhas e aulas práticas com o uso da caixa reveladora, entre outras.
Mas esse hábito não deve ser exclusivo dos profissionais da saúde, todas as pessoas devem higienizar as mãos para evitar uma série de doenças como herpes, conjuntivite, resfriados, diarreias, epidemias como a da gripe A por exemplo. Além disso, higienizar as mãos correta e regularmente vai ajudar na manutenção da saúde porque evita a propagação e contaminação por germes que estão em toda parte, como em um espirro, tosse, corrimão da escada, ônibus, interruptores, dinheiro etc…
Então quando devemos higienizar as mãos?
- Antes das refeições;
- Após usar o banheiro;
- Antes e após manipular alimentos crus;
- Após tossir, espirrar ou mexer no nariz;
- Após tocar em animais ou nos seus dejetos;
- Após mexer no lixo;
- Antes e após visitar a um doente;
- Antes e após tocar em feridas;
- Após tocar em corrimões, barras de ônibus, dinheiro;
- E sempre que as mãos estiverem visivelmente sujas.
Nesse “Dia Mundial da Higienização das Mãos” vamos pensar um pouco sobre o quanto esse hábito tão simples tem sido nosso aliado na prevenção de infecções e de transmissão de doenças!
Por: Enfermeira Edilaine Fialek – Coordenadora CCI (Comissão de Controle de Infecção)