Equipamentos foram adquiridos por meio da emenda parlamentar do Deputado Federal Darci de Matos. Clínica atende mais de 30 pacientes renais crônicos do município e das cidades vizinhas de Rio Negrinho e Campo Alegre (SC), os quais dependem da máquina para manter a saúde e a qualidade de vida.
A unidade da Pró-Rim de São Bento do Sul (SC) recebeu neste sábado (16/10), a visita do Deputado Federal Darci de Matos (PSD) para a solenidade de entrega de seis máquinas de hemodiálise. Os equipamentos, necessários para o tratamento dos pacientes renais crônicos, foram adquiridos por meio da emenda parlamentar no valor de R$ 300.000,00, destinada pelo deputado à Fundação Pró-Rim.
O parlamentar foi recebido pelo Presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira, o médico nefrologista responsável da unidade, Dr. Marcos Viana e a equipe de enfermagem. Também estiveram presentes na visita o Secretário de Educação, Josias Terres e a Presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, a vereadora Carla Odete Hofmann.
A unidade da Pró-Rim em São Bento do Sul, que tem 20 anos de serviços, foi criada para receber os pacientes da região que antes precisavam se deslocar até Joinville para realizar o tratamento. Atualmente, a clínica atende 37 pacientes renais crônicos, sendo moradores locais e também das cidades vizinhas de Rio Negrinho e Campo Alegre.
“Esse tipo de ato é que nos incentiva, como políticos, a continuar trabalhando com vontade e amor para ajudar a comunidade. Afinal, nosso objetivo é contribuir com a sociedade, seja na área da saúde, educação, segurança, onde mais sentimos a necessidade. Fico muito feliz de ajudar no tratamento destes pacientes por meio da emenda e pela Pró-Rim, instituição a qual já tenho uma longa história”, discursou o Deputado Federal Darci de Matos durante o evento.
A máquina de hemodiálise é indispensável para manter o tratamento e qualidade de vida dos pacientes renais crônicos, pois assume o papel dos rins que não estão mais em funcionamento. “Quero agradecer em nome de todos os pacientes por essa doação. O tratamento é o que mantém as nossas vidas. A Pró-Rim merece essa contribuição, pois aqui é a nossa segunda casa”, retribuiu Jeferson Luiz Martinelli Paz, paciente da unidade há 7 anos.
“Receber este recurso é essencial para a manutenção e qualidade do tratamento, de uma doença tão séria e que atinge principalmente pessoas carentes, as quais dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Nós sabemos da dificuldade de oferecer uma estrutura de qualidade na área da saúde, e esse apoio, por meio das máquinas, vai contribuir com a missão de ‘salvar vidas”, enfatiza Dr. Marcos Vieira, Presidente da Pró-Rim sobre a indicação da emenda.
Jenifer Leu dos Santos
Comunicação – Fundação Pró-Rim