
A campanha visa incentivar o consumo de água e alertar para os riscos das doenças renais

A preocupação da instituição é com o aumento no número de pacientes em hemodiálise em todo o Brasil e no mundo
Preocupada com a saúde dos brasileiros, a Fundação Pró-Rim lança campanha de prevenção aos rins incentivando o consumo de água e orientando as pessoas a fazerem exame de creatinina, que mede a função do órgão. Com o tema “Não espere seus rins pedirem socorro!”, o objetivo da ação é justamente acender um alerta para uma doença silenciosa e assim incentivar hábitos saudáveis.
Entre as principais causas da doença renal estão a hipertensão, o diabetes e a obesidade. São problemas de saúde que podem ser controlados e, muitas vezes, até evitados, se as pessoas adotarem algumas práticas diárias como uma alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e uma maior ingestão de água.
A preocupação da Pró-Rim se dá justamente ao fato de que a doença renal tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Segundo o Censo Brasileiro de Diálise 2024, divulgado nos últimos dias, houve um aumento de quase 10% no número estimado de pacientes em diálise no país, saltando de 157.357 em 2023, para 172.585, em 2024.
Saiba mais informações sobre o Censo de Diálise clicando AQUI.

A campanha visa incentivar o consumo de água e alertar para os riscos das doenças renais
Exame de creatinina
A creatinina é um exame de sangue simples, que pode ser feito gratuitamente através do Creatinômetro, campanha realizada pela Fundação Pró-Rim em parceria com a ProllMed Laboratórios. Mas qualquer laboratório, também em outro município, faz esse teste e ele é essencial para medir a função renal. Todas as pessoas deveriam fazer o teste pelo menos uma vez por ano.
No momento os exames gratuitos da campanha creatinômetro da Pró-Rim em parceria com a ProllMed Laboratórios estão sendo realizados apenas nas cidades de: Joinville, Itajaí, São Francisco do Sul, Araquari e Rio Negrinho em Santa Catarina.
Projeto de lei para bebedouros
A pedido da Fundação Pró-Rim, tramita na Câmara de Vereadores de Joinville um projeto de lei que incentiva a população a beber água. A proposta “autoriza o Poder Executivo Municipal a instalar bebedouros públicos com água potável para atender a comunidade em geral, acessíveis a adultos, crianças, pessoas com deficiência (PCD)”.
A autoria do PL é do vereador Diego Machado, a pedido do presidente da Pró-Rim, Maycon Truppel Machado. E a ideia surgiu justamente pela necessidade de a população ingerir mais água, principalmente em dias de calor intenso, quando as pessoas estão nas ruas em deslocamento para seus trabalhos ou fazendo atividades físicas ao ar livre.
O artigo 2º da proposta diz que “os bebedouros públicos poderão ser instalados em locais de fácil acesso e visualização, de grande fluxo de pessoas e em pontos estratégicos de turismo e lazer da população, a exemplo de praças, parques, bosques, lagos, calçadão, terminais urbanos e outros”. Além disso, para instalação e manutenção, a Prefeitura poderá fazer parcerias com entidades privadas.
A proposta continua em tramitação na Câmara de Vereadores e deve passar pelo menos por mais uma comissão antes de ir às Plenário para aprovação. Saiba mais clicando AQUI.
Josi Tromm Geisler — Comunicação Pró-Rim