Com 55 profissionais, a unidade completa 20 anos e atende 243 pacientes das cidades da região.
A unidade Pró-Rim de Balneário Camboriú foi homenageada na Câmara de Vereadores do município no dia 28 de abril. A unidade iniciou suas atividades na cidade litorânea no dia 12 de abril de 2003. A solenidade foi proposta pelos vereadores Patrick Machado e David LaBarrica. Alguns vereadores acompanharam a sessão de homenagem e enalteceram o trabalho realizado pela equipe de profissionais da unidade.
Pacientes, enfermeiros, médicos e outros profissionais acompanharam o evento. Receberam placas de homenagem o presidente da Fundação Pró-Rim, dr. Marcos Alexandre Vieira; e a médica nefrologista e responsável técnica pela unidade de Balneário Camboriú, dra. Isadora Felski da Silva. Outras duas placas foram para os fundadores da Pró-Rim, dr. José Aluísio Vieira e Hercilio Alexandre da Luz Filho. Quem recebeu a placa em nome dos fundadores foram o CEO da Pró-Rim, Maycon Truppel Machado, e a dra. Céres Fabiana Felski da Silva, que auxiliou na fundação e por muitos anos esteve à frente daquela unidade.
“Estamos muito felizes em comemorar esses 20 anos de fundação, sempre atendendo e tratando os pacientes de forma digna, com respeito e de forma diferenciada. E isso só é possível através de uma equipe qualificada. Agradeço a todos os profissionais, aos fundadores e à comunidade deste município. Muito obrigado à Câmara de Vereadores por essa homenagem”, comemorou dr. Marcos Vieira.
Na Pró-Rim de Balneário Camboriú, atualmente, são atendidos 243 pacientes – 225 em hemodiálise e 18 em diálise peritoneal –, do próprio município e de cidades vizinhas, como Porto Belo, Camboriú, Bombinhas e Itapema, que utilizam 42 máquinas de hemodiálise. O diferencial é o atendimento da Diálise em Trânsito e, por isso, recebe pessoas de diversos estados do Brasil e de outros países, que escolhem esse município para passar as férias, principalmente no verão.
A unidade tem uma equipe multidisciplinar completa, envolvendo 55 profissionais, entre eles técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistente social, psicóloga, nutricionista, médico nefrologista, auxiliares de administração, serviços gerais, almoxarifado e manutenção, oferecendo um tratamento eficaz e humanizado.
A Fundação Pró-Rim foi criada em 1987, em Joinville, pelos médicos nefrologistas José Aluísio Vieira e Hercilio Alexandre da Luz Filho. A instituição conta hoje com três unidades em Santa Catarina (Joinville, Balneário Camboriú e São Bento do Sul) e duas no Tocantins (em Palmas e Gurupi), e é referência nacional em tratamentos e transplantes renais. A Pró-Rim faz anualmente mais de 100 mil sessões de hemodiálise e já realizou quase 2 mil transplantes de rim.
Josi Tromm Geisler, Comunicação — Pró-Rim