A Fundação Pró-Rim realiza diversas práticas em prol da sustentabilidade, focadas na economia, eficiência e meio ambiente, que contribuem com o tratamento dos pacientes renais. Por isso, em celebração ao Dia do Meio Ambiente (05/05) compartilhamos algumas destas ações e como você também pode colaborar para melhorar o nosso mundo, começando pela comunidade onde vivemos.
O Dia Mundial do Meio Ambiente (05/05) é um momento para aprofundar as discussões e sensibilizar mais pessoas, instituições e empresas sobre a necessidade de buscar novas formas e práticas para a sustentabilidade e preservação de recursos naturais. A Fundação Pró-Rim, em seus 34 anos de serviços prestados à comunidade, sempre buscou processos e práticas sustentáveis.
Por meio do programa “Gente Consciente”, a instituição promove campanhas, capacitações e incentivos aos seus profissionais. Afinal, a nossa missão de Salvar Vidas está presente em cada ação e frente de trabalho. “Praticando atitudes ecologicamente corretas estamos cuidando do planeta e, consequentemente, das pessoas”, complementa Rosenilde Schulz, Coordenadora SSO e Meio Ambiente da Pró-Rim.
Novo projeto garante sustentabilidade e economia
Um novo projeto trará mais economia e sustentabilidade à Pró-Rim. Por meio do Programa de Eficiência Energética da Celesc, a instituição está instalando um sistema fotovoltaico para geração de energia solar, bem como a substituição de luminárias e de condicionadores de ar para equipamentos mais econômicos. Com a geração de energia solar, espera-se uma redução nas faturas de aproximadamente R$140 mil ao ano. Os painéis estão sendo instalados ao lado da clínica Vida Center.
“As estratégias de eficiência energética são parte do projeto ‘Gente Consciente’, implantado há 6 anos na Pró-Rim. Com diversas frentes de atuação, visando sustentabilidade ambiental e financeira. Já foram contabilizadas algumas conquistas, tais como: redução do custo e desperdício de água, redução do uso de copos plásticos, controle no uso de papel toalha, otimização do uso de material administrativo, redução de impressões, entre outros”, comenta Solenir Mielke, responsável pela área de projetos da Pró-Rim.
Ações sustentáveis no dia a dia
Além do projeto da energia solar, a Fundação desenvolve outras ações, como o programa de reciclagem, a reutilização de produtos e recursos naturais; o uso da água tratada e inutilizada do tratamento de hemodiálise em sanitários e limpeza externa; a análise do uso de suprimentos para evitar desperdícios, e a substituição de materiais e equipamentos para eficácia no tratamento e redução de gastos com manutenção.
Uma preocupação constante da Pró-Rim é a destinação dos resíduos, a qual se faz pelo treinamento dos colaboradores e distribuição de coletores sinalizados com adesivos informativos, conforme a descrição dos materiais descartados nas áreas.
Como posso contribuir com o meio ambiente e ainda ajudar a Pró-Rim?
O Voluntariado da Pró-Rim é um bom exemplo de ações de sustentabilidade que impactam diretamente os pacientes renais. A arrecadação de lacres de latinhas de alumínio se transforma em cadeiras de rodas, as quais são disponibilizadas e usadas em nossas clínicas.
Em parceria com o Rotary Club de Joinville, o projeto Lacre Solidário transforma 90kg do material em uma cadeira de rodas doada à instituição. Você pode entregar os lacres em uma das unidades da Pró-Rim em Santa Catarina, clique aqui para conferir os endereços.
A moda consciente também faz parte das ações do Voluntariado. Fique atento à programação do Bazar Solidário, onde você irá encontrar peças de roupas, calçados, acessórios e até, móveis e decorações, usados e em bom estado de conservação. Você adquire as peças e contribui para a compra de cestas básicas para os pacientes renais. A doação de roupas e de outros objetos também é aceito pelo Voluntariado ao longo do ano para doação aos pacientes em vulnerabilidade social. Mais informações pelo telefone (47) 3431-3875.
Participe você também desse ciclo em prol do nosso mundo e da nossa vida!
Jenifer Leu
Comunicação – Fundação Pró-Rim