Aderson Carvalho Barros é transplantado renal pela Fundação Pró-Rim e, como forma de gratidão, decidiu representar a instituição em provas de atletismo no Brasil e no exterior. Já conquistou seis medalhas, sendo cinco na Argentina e uma na Inglaterra, apenas neste ano. Ao todo, possui mais de 50 medalhas em jogos disputados por pacientes transplantados, nas mais diversas modalidades.
Para retribuir o incentivo da Fundação, o atleta agora quer criar um núcleo entre os transplantados da Pró-Rim, para engajamento em atividades esportivas. O seu planejamento está avançando e, para tanto, já conversa com pacientes, estimulando-os a praticar esportes ou apenas caminhadas, dependendo das condições de cada um. “Não espero que eles sejam medalhistas. O importante é que cada um tenha uma atividade física, dentro do seu próprio ritmo e que lhe garanta mais qualidade de vida”. As conquistas virão com o tempo, prevê Aderson.
O medalhista internacional revela que nunca se imaginou um atleta. Tudo começou em 10 de dezembro de 2017, quando a Fundação Pró-Rim promoveu a primeira corrida de rua com o objetivo de comemorar os 30 anos e desenvolver a cultura da saúde para estimular a prevenção por meio de hábitos saudáveis, além do engajamento social em favor dos pacientes renais. O evento contou com a participação de mais de mil corredores e caminhantes. Entre eles, Aderson Carvalho Barros, artista plástico, nascido no Tocantins (TO), então com 43 anos e que havia sido transplantado poucos meses antes da corrida, pela equipe da Fundação pró-Rim, no Hospital Municipal São José, em Joinville (SC).
Ele sequer havia participado de uma atividade como esta. Contrariando todas as expectativas, por conta das limitações físicas, Aderson se transformou em medalhista consagrado, ao representar o Brasil em competições internacionais. Na primeira ganhou cinco medalhas na Argentina, nos IX Jogos Latino-Americanos para Transplantados, sendo uma de ouro. Em agosto último conquistou uma medalha de bronze nos 800 metros dos Jogos Mundiais de Transplantados, uma espécie de Olimpíada, que aconteceu em Newcastle, na Inglaterra.
O Diretor de RH da Fundação Pró-Rim, Maycon Truppel Machado, relata que é gratificante para instituição, oportunizar aos pacientes, funcionários e comunidade em geral, experiências na prática esportiva. “Estamos praticando nossa missão de salvar vidas, e o esporte dá um sentido ainda maior para vida destes pacientes, melhorando sua qualidade de vida. Direcionar esta experiência do Aderson para outros pacientes é nosso novo objetivo”, acentua Maycon.