A pandemia causada pela covid-19 continua crescendo no mundo inteiro. Ainda não há vacina para prevenir e nem medicamento para combater o vírus. A prevenção é a grande arma para evitar o contágio e reduzir a proliferação da doença.
MATHEUS TEM SEIS ANOS E FAZ HEMODIÁLISE. ALÉM DISSO É TRANSPLANTADO DE FÍGADO
Pacientes renais e transplantados fazem parte do grupo de risco. No caso de Matheus, um menino de seis anos, que tem uma doença rara, a preocupação dos pais é redobrada. Ele mora em Rio dos Cedros (SC), faz hemodiálise há um ano e meio e é transplantado de fígado. A mãe, Salete Ferrari, se emociona quando fala que Matheus, apesar da pouca idade, tem consciência do que acontece e entende que a prevenção é pela sua vida. “Não o levamos o a lugar nenhum a não ser da clínica para casa, devidamente com máscara e sempre higienizado com álcool em gel. Controlamos a alimentação e medicação nos horários corretos. Praticamente vivemos em função dele”, descreve a mãe do menino.
À ESPERA DO TRANSPLANTE
Matheus é torcedor do Flamengo e quando crescer quer ser cozinheiro. Ele faz hemodiálise, na Fundação Pró-Rim em Joinville, às segundas, quartas e sextas-feiras. Está na lista de espera para realizar o transplante de rim. Devido a pandemia do coronavírus houve a postergação da data do transplante. “Mas, estamos felizes em saber que seremos priorizados, tão logo o cenário se normalize”, explica a mãe, otimista.
BRINCADEIRAS
Apesar das restrições, o Matheus também diverte, seguindo à risca as recomendações da mãe. Anda de bicicleta no quintal, joga no play e faz as atividades da escola. As aulas são online para não interromper seu desenvolvimento de aprendizagem. “Ele está na primeira série e adora estudar. Sente muita saudade da escola”, explica a mãe e complementa com uma mensagem às famílias com crianças, que passam pela mesma situação angustiante:
“É fundamental obedecer a todas as recomendações médicas, os cuidados de higienização e o isolamento social total para não ser surpreendido por essa doença. Vamos acreditar que tudo isso logo passará. Somos fortes e temos muita energia positiva. O meu filho está me passando uma grande lição de determinação. Os nossos filhos são o reflexo de nós”, finaliza Salete Ferrari.
RECOMENDAÇÕES MÉDICAS
O médico nefrologista pediátrico da Fundação Pró-Rim, Dr. Artur Ricardo Wendhausen, alerta que os pacientes crônicos de qualquer idade, são grupos de risco. Ele reforça que os cuidados são basicamente de higiene e isolamento, se possível, além de usar máscara.