
Começou na manhã da última sexta-feira, dia 29, uma maratona em favor da vida, que terminou às 7h da manhã de sábado (30). Em 24 horas, a Fundação Pró-Rim, em parceria com o Hospital Municipal São José, realizou cinco transplantes renais, dos quais um de doador vivo e quatro de doadores falecidos.
Os pacientes que receberam os rins são naturais de diversas regiões do Brasil: Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco e Santa Catarina (Jaraguá do Sul e Balneário Camboriú). Todos passam bem e estão em recuperação.
O diretor Clínico da Pró-Rim, Dr. Marcos Vieira, destacou o preparo da equipe multidisciplinar e a importância da conscientização acerca da doação de órgãos. “Esse fato é importante para estimular a doação de órgãos. Mesmo num momento difícil, essas famílias se sensibilizaram e puseram fim à espera dos pacientes pelo transplante renal”, afirmou.
Com os cinco transplantes realizados, já são 62 cirurgias em 2012. Durante toda a trajetória da Fundação Pró-Rim, são 1.048 cirurgias, o que coloca Joinville entre os 10 centros que mais transplantam no Brasil.
Pouco antes do início dos transplantes, na sexta-feira à noite, a Pró-Rim postou a notícia em sua página no Facebook. Imediatamente, formou-se uma grande corrente de solidariedade. Foram 30 comentários, 17 compartilhamentos e 137 pessoas que curtiram a publicação. Clique na imagem ao lado e veja a repercussão.