Na manhã desta segunda-feira (28/05), a Fundação Pró-Rim recebeu uma carga de insumos para o tratamento de hemodiálise dos pacientes renais da instituição. A operação trouxe alívio aos pacientes renais e de seus familiares.
Este foi o primeiro carregamento a ser entregue desde o início da greve dos caminhoneiros. O veículo, que saiu de São Paulo, teve de ser escoltado por soldados do Exército para chegar ao destino. O diretor administrativo da Pró-Rim, Gilberto Meyer, garante que estes insumos garantem o atendimento pelos próximos dias, tempo suficiente até a chegada de novas remessas.
Conforme o cenário atual, para manter a rotina de atendimento aos pacientes a instituição teve de readequar o tempo da sessão de diálise. “Tivemos que diminuir um pouco o tempo da diálise porque as soluções, outro produto essencial, também não está chegando. Estávamos com estoque de filtros muito baixo, com essa carga excepcional, teremos mais dias de operação”, comenta Meyer.
Greve afeta também o custo do tratamento
Todos os pacientes estão frequentando as sessões, sem o comprometimento do tratamento de diálise. O transporte dos pacientes também está garantido. “Entramos em contato com todas as secretarias de saúde, as quais garantiram que o transporte dos pacientes é prioridade”, explica.
Além das conseqüências no atraso da entrega dos produtos, “a greve também impacta nos custos da diálise, a qual já possui uma tabela defasada”, comenta o presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira. “O setor de hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde – SUS já estava em crise antes mesmo da grave dos caminhoneiros. É necessário que o governo tome medidas para a manutenção do tratamento de forma adequada em todo o País com o aumento da tabela e ajustes da regulamentação”, enfatiza Dr. Marcos.
A expectativa da direção da Fundação Pró-Rim é que o transporte desses produtos essenciais se normalize no decorrer desta semana. Com a chegada dos insumos, os produtos serão remanejados para as unidades, conforme o estoque, para manter as atividades.
28/05/2018