
Essenciais para o atendimento pleno dos pacientes renais, as assistentes sociais da Fundação Pró-Rim comemoraram neste domingo, dia 15, o Dia da Assistência Social. De acordo com a coordenadora Mariléia Souza, “nosso trabalho é em defesa dos direitos do paciente, que ele muitas vezes desconhece”, afirma.
As assistentes sociais são responsáveis por levantar o perfil social do paciente, diagnosticar a situação financeira e levantar as necessidades. “Nós não damos o peixe, ensinamos a pescar. Orientamos tanto o paciente quanto sua família e é muito gratificante quando eles conseguem sair da situação de risco social”, enfatiza.
A assistente social Olinda Silva, que cuida dos pacientes em processo de transplante, completa: “nós acompanhamos o paciente em todas as etapas pré e pós-transplante, dando informações importantes sobre exames, TFD, hospedagem, etc”.
Marlene Sydorak, assistente social da Pró-Rim há 10 anos, conta que se sente realizada profissionalmente: “eu amo o que faço e nosso trabalho é fazer de tudo para manter o paciente bem durante o tratamento, para que eles se sintam valorizados”, conclui.
A Pró-Rim possui nove assistentes sociais e três estagiárias. Para entrar em contato conosco por intermédio do Serviço Social, ligue para (47) 3431-3800.