
Desde a sua criação, em 1987, a Fundação Pró-Rim dedica-se ao atendimento dos pacientes renais crônicos. A expansão dos serviços prestados pela instituição – primeiro em outras cidades de Santa Catarina e depois em outros estados do país – tem este mesmo objetivo: salvar vidas.
Foi assim que, em 2005, a Pró-Rim iniciou sua atuação em Tocantins. Com dificuldades para tratar os pacientes em hemodiálise, o Governo do Estado contratou a Fundação Pró-Rim em regime de emergência. A clínica foi montada no Hospital Geral de Palmas em tempo recorde e foi inaugurada em 15 de julho.
Devido ao grande número de pacientes, o Governo do Tocantins fez um aditivo em 2007 para que a Pró-Rim também administrasse uma clínica de hemodiálise em Gurupi, no sul do Estado.
A Pró-Rim em Gurupi
O médico da Pró-Rim em Gurupi Dr. Ricardo Sugai explica que há aproximadamente 10 nefrologistas em todo o estado e três centros de diálise: em Palmas, Araguaína e Gurupi. “Se não fosse a parceria entre a Pró-Rim e o governo, certamente a situação dos pacientes renais estaria crítica em Tocantins”, afirma.
Os pacientes renais crônicos de Gurupi têm à sua disposição o tratamento de diálise (hemodiálise e diálise peritoneal) e as consultas ambulatoriais. Atualmente, 75 pacientes estão em hemodiálise na unidade. “Há pessoas que estão em diálise conosco desde o início da Pró-Rim em Gurupi. Nós os conhecemos pelo nome, bem como suas famílias”, afirma Dr. Ricardo.
Médico-cirurgião geral e nefrologista, Dr. Ricardo Sugai conta como decidiu se mudar de São Paulo para Gurupi: “Não queria ficar na capital paulista. Decidi ir para o Tocantins tentar algo novo”. Ele lembra que os pacientes têm, em sua maioria, poder aquisitivo mais baixo e são bastante carentes. “Procuramos manter o padrão Pró-Rim de atendimento, realizando o tratamento de qualidade que é feito nos outros estados do país”, conclui.
Números da Pró-Rim Tocantins em 2010
Pacientes renais em hemodiálise: 240
Sessões de Diálise: 32.987
Procedimentos Cirúrgicos: 226
Consultas no ambulatório médico: 2.810