
Em clima de otimismo e com a presença de centenas de pessoas representando os mais diversos segmentos, aconteceu na última segunda-feira (29/08), o cerimonial de lançamento da obra do Complexo Hospitalar Vida, da Fundação Pró-Rim.
O prefeito de Joinville Carlito Merss destacou a importância da obra. “Tantas autoridades estão aqui hoje porque sabem da importância desse complexo para Joinville e região. Somos parceiros para que esse sonho se realize o quanto antes, dando a Joinville, ao estado e ao país mais uma estrutura para transformar a vida das pessoas”, enfatizou Carlito. Segundo ele, a população agradece quando surgem obras na saúde. Essa iniciativa da Fundação Pró-Rim é um exemplo de determinação e valorização da vida, enfatizou o prefeito.
O presidente da Fundação Pró-Rim, médico Hercílio Alexandre da Luz Filho definiu o início das obras como a realização de um sonho e uma ousadia responsável. Agradeceu à comunidade que contribui com pequenas quantias mensais e enalteceu a dedicação de toda a equipe de trabalho, da qual chamou de “gente com amor”. Para o presidente da Pró-Rim o importante é fazer a diferença na vida das pessoas e mostrar que é possível prestar atendimento médico para todos, com dignidade e qualidade.
Já o presidente do Conselho Curador, médico José Aluísio Vieira enfatizou que o Complexo Hospitalar Vida contará com alta tecnologia. Mas, lembrou que nada substitui o tratamento humanizado que a Fundação Pró-Rim presta aos seus pacientes. Segundo ele, a Pró-Rim é uma fonte inesgotável de histórias focadas na vida. Destacou duas histórias de transplantes que se propagaram na mídia nacional. A primeira, da mãe biológica que doou um rim ao filho após 22 anos da sua adoção. A outra história é a de uma {{link:enfermeira que namorou um paciente renal,depoimentos/ver/i/33}} e doou um rim para ele. Depois, acabaram se casando. É para isso que a Fundação Pró-Rim existe, para participar de histórias bonitas e com final feliz, concluiu o médico.
Também se pronunciaram os investidores Jacinto Nelson de Miranda Coutinho e Renato Johnson. O paciente renal José Gomes Santana, que há 30 anos se submete ao tratamento de hemodiálise, deu um depoimento emocionante. Ele destacou a importância da Fundação Pró-Rim na sua vida. Apesar das dificuldades da doença, Santana fundou a Associação dos Renais Crônicos, que ajuda pacientes que chegam de várias partes do país. Para ele, a construção do Complexo Hospitalar Vida vai permitir que muitas outras histórias sejam contadas.
Após os pronunciamentos houve o descerramento da placa inaugural e o batimento simbólico da primeira estaca. O evento também teve a apresentação da Banda do 62º Batalhão de Infantaria.
Números do Complexo Hospitalar Vida
HOSPITAL
164 leitos
30 leitos (UTI)
05 andares
60 milhões de reais – investimento total do Complexo Hospitalar Vida
700 empregos diretos
600 vagas subterrâneas para automóveis
30 meses para conclusão das obras
9.400 M2
CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS
18 andares
237 salas
500 empregos diretos
20.000 M2
FUNDAÇÃO PRÓ-RIM
24 anos de existência
948 transplantes (até 29/08/2011)
120.000 sessões de hemodiálise anualmente
50 mil atendimentos ambulatoriais gratuitos em 2010
{{galeria:vida}}