Principal fator para as doenças cardiovasculares, o colesterol pode também prejudicar os rins, causando até a insuficiência renal. Saiba mais sobre a importância e também os malefícios da gordura para o organismo.
No dia 08 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol. Uma data que traz o alerta sobre os riscos de doenças cardiovasculares, principalmente o infarto e o Acidente Vascular Cerebral (AVC). O médico nefrologista e presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira explica e orienta para prevenção dos rins. Confira:
O que é colesterol?
Dr. Marcos: O colesterol é um tipo de lipídio, ou seja, de gordura. É o principal componente das placas de colesterol responsáveis pela obstrução das nossas artérias, que são os tubos, condutores de sangue para o nosso organismo.
Que órgão produz o colesterol?
Dr. Marcos: O colesterol é produzido no fígado, transportado no sangue e eliminado pelo intestino. Pode ter função boa ou ruim. O colesterol de baixa densidade, conhecido como LDL é do tipo ruim. O HDL é o bom. Os triglicerídeos também são encontrados nas gorduras e estão relacionados com doenças cardiovasculares.
-Receita Saudável Rápida: Azeite de Oliva Aromatizado. Veja a receita aqui!
Qual a função das artérias?
Dr. Marcos: Nosso organismo possui um sistema de canos chamado arterial. Essas artérias ou canos levam sangue do coração para todo o nosso organismo. Sua camada mais interna é lisa como um teflon de panela e permite que o sangue deslize facilmente por todo o nosso organismo.
O que prejudica as artérias?
Dr. Marcos: Existe todo um mecanismo de proteção desses tubos, mas muitos fatores podem prejudicar este sistema como o fumo, álcool, diabetes ou açúcar elevado, pressão alta, estresse e processos inflamatórios como doenças dentárias.
Como o organismo se defende?
Dr. Marcos: O organismo detecta uma fenda e tenta consertar o problema como se fosse um trabalhador que deve revestir o cano com gesso. O organismo traz a argamassa ou placa. A argamassa é o colesterol. O colesterol ruim é usado em excesso e pode obstruir todo o cano. O colesterol bom, HDL tenta retirar todos os excessos de argamassa ou LDL do nosso organismo.
Colesterol pode causar infarto?
Dr. Marcos: O excesso de colesterol na artéria cria um meio muito inflamado com restos de células de defesa, coágulos e placas, formando uma pilha de camadas de placas que um dia se desprendem e obstruem o cano. O conhecido infarto. O colesterol LDL ou ruim tem uma forte e consistente ligação com infarto do coração, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças renais.
O colesterol pode resultar em insuficiência renal?
Dr. Marcos: Por não receberem o sangue suficiente para filtrar as impurezas os rins podem parar de funcionar, uma vez que as artérias já se encontram obstruídas pelas placas de gordura. Além disso, o colesterol pode contribuir para a hipertensão arterial e diabetes, que são os principais fatores que desencadeiam a insuficiência renal. O tratamento para a insuficiência renal são a diálise e o transplante renal.
Pacientes renais crônicos devem cuidar do colesterol?
Dr. Marcos: Portadores de doença renal crônica apresentam perfil lipídico diferente entre os estágios da doença renal e método de tratamento. Dentre as complicações nos pacientes renais crônicos a doença cardiovascular é a mais frequente, e a dislipidemia (colesterol anormalmente elevado ou gorduras (lipídeos) no sangue), é um dos fatores que aumenta o risco cardiovascular.
- Controle o açúcar no sangue;
- Faça exames para checar o coração e os rins;
- Evite o estresse;
- Alimente-se bem! Coma peixe, nozes, soja, chá verde e sucos. Eles reduzem o seu colesterol;
- Pratique atividades físicas regularmente;
- Tome os remédios religiosamente – aqueles indicados por seu médico! Vitaminas, aspirina e medicamentos para pressão e colesterol podem fazer você se sentir muito melhor. Converse com o seu médico;
- Cuidado com o sobrepeso!
Confira também as orientações da coordenadora de nutrição da Pró-Rim, a nutricionista Jyana Gomes Morais Campos, para reduzir os níveis de gordura:
Cuide de sua saúde. Afinal a nossa saúde não tem preço.
Jenifer Leu dos Santos
Comunicação – Fundação Pró-Rim