Mobilização nacional da campanha “Vidas Importam. A diálise não pode parar” teve a participação dos pacientes renais crônicos, transplantados e profissionais das unidades da Pró-Rim. Programa “Saúde Renal em Pauta” também abordou tema com a participação da Fenapar e ACRC.
Na última quinta-feira (26/08), o Dia D da Diálise mobilizou as unidades da Pró-Rim e clínicas parceiras com o intuito de chamar a atenção da sociedade para a luta dos pacientes e do setor de diálise na busca de melhorias e atualização dos valores pagos pelo atendimento. Unidades de diálise de Santa Catarina e do Tocantins registraram em fotos e vídeos a participação na campanha nacional “Vidas Importam. A diálise não pode parar”.
Realizada pela Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), a campanha defende junto ao Ministério da Saúde o reajuste imediato de 46% no valor da sessão de hemodiálise para garantir o reequilíbrio financeiro e o pleno funcionamento das clínicas conveniadas ao SUS e que atendem 85% da população de renais crônicos.
-Hemodiálise: o que é, quem precisa e qual o tratamento. Leia aqui o artigo.
Com placas, adesivos e panfletos, as equipes e os pacientes demonstraram sua indignação e apoio às reivindicações da campanha. As fotos e vídeos foram publicados nas redes sociais da Pró-Rim. Confira abaixo alguns registros:
Programa “Saúde Renal em Pauta” recebeu convidados para falar sobre o tema
O Programa “Saúde Renal em Pauta” também abordou o assunto, o jornalista Léo Saballa e o presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos A. Vieira, receberam o vice-presidente da ACRC (Associação Catarinense de Renais Crônicos), Paulo Galicki, e o presidente da Fenapar (Federação Nacional das Associações de Pacientes Renais e Transplantados do Brasil), Renato Padilha. Os convidados explanaram sobre as dificuldades que o setor tem passado nos últimos anos e as expectativas diante das reivindicações.
Confira abaixo o programa na íntegra:
A luta continua
A campanha tem o objetivo promover uma ação ampla sobre o cenário crítico que as clínicas de diálise e os pacientes renais vêm enfrentando, mas a luta por melhorias é constante. Incluindo as ações de qualidade de vida dos pacientes e também de prevenção à doença renal crônica, como a Pró-Rim realiza junto a comunidade e também por meio dos seus canais de comunicação.
Participe você também desta luta, acesse o site www.vidasimportam.com.br e confira mais informações. “Vidas importam. A diálise não pode parar!”
Você pode contribuir nessa luta com a Pró-Rim
A Fundação Pró-Rim, instituição filantrópica que realiza os tratamentos de hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal, é uma destas clínicas que enfrentam a realidade da falta de recursos. Por isso, é tão importante a solidariedade da comunidade por meio de doações, assim contribuindo com o tratamento dos mais de 600 pacientes renais crônicos da instituição. Se você também pode e quer contribuir com a nossa luta em “Salvar Vidas”, acesse este link www.doe.prorim.com.br ou ligue no 0800 474546 e faça a sua doação.
Jenifer Leu dos Santos
Comunicação – Fundação Pró-Rim