Pacientes transplantados são o grupo de risco mais suscetível ao COVID-19 por apresentarem quadro de imunossupressão. Por isso, devem seguir atentamente às recomendações universais de autocuidado e prevenção ao Coronavírus, como a higienização das mãos e a etiqueta da tosse.
Considerando como medidas de proteção dos pacientes transplantados, recomenda-se que:
- Todos os transplantados evitem viagens e aglomerações em eventos socioculturais;
- Manter hábito frequente de higienização das mãos;
- Evitar contatos físicos desnecessários como aperto de mão, beijos e abraços;
- Uso de máscaras simples, cobrindo nariz e boca, em ambientes sociais ou hospitalares.
Febre
Caso o paciente transplantado apresente febre igual ou superior a 37,8°C, favor ligar para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar informações de como proceder. Se houver febre igual ou superior a 37,8°C E falta de ar E contato com paciente transplantado suspeito ou confirmado para COVID-19, procurar a unidade de referência de sua cidade, ex.: UPA ou PA.
Isolamento social/domiciliar
Os pacientes transplantados devem ficar em casa em ambientes arejados com portas e janelas abertas. Em casa, devem evitar contato próximo com familiares (beijo, abraço, toque e relação sexual) que saem de casa. Tomar cuidado com crianças que frequentam escolas e creches e podem ser transmissores do vírus sem que apresentem sintomas.
É proibido compartilhar objetos como talheres, copos, garrafas de água, chimarrão e tereré. Recomenda-se o aumento da frequência de limpeza dos ambientes e superfícies de maior contato das mãos, como corrimões, maçanetas, interruptores, etc.
Consultas no ambulatório de transplante
As consultas de pré e pós-transplante na Fundação Pró-Rim estão sendo remanejadas conforme critério médico. A equipe da recepção do ambulatório de transplante está fazendo os contatos telefônicos com todos os pacientes agendados para os próximos dias. Nessa conversa, alguns pontos são verificados como, por exemplo, o quadro clínico e as necessidades urgentes de laudos, receitas e declarações.
Critérios de prioridade para o agendamento de consultas
Terão prioridade recém transplantados e pacientes com alteração da função renal (creatinina elevada na última consulta). Essas consultas prioritárias serão somente de pacientes pré-agendados. Todavia, haverá avaliação médica de todos os pacientes e, caso necessário, serão comunicados para vir a consulta.
Paciente transplantado pode continuar trabalhando neste período?
Por serem imunossuprimidos não é recomendado que continuem trabalhando de maneira regular. Sugerimos uma conversa com o empregador para a busca de alternativas, como o home office. Se necessário atestado médico da equipe Pró-Rim, favor solicitar por telefone.
Paciente transplantado, em caso de qualquer intercorrência ou dúvidas entrar em contato com o ambulatório de transplante pelo e-mail recepcaovc@prorim.org.br ou por meio dos seguintes telefones: (47) 3431-3810 | (47) 3431-3811 | (47) 3431-3824 | (47) 3434-2222 | (47) 3431-3895.
Setor de Comunicação
18/03/2020