Número de doações de órgãos cresce devido a disseminação de informações e trabalho de captação com os familiares.
A Fundação Pró-Rim encerrou o ano de 2019 contabilizando 98 transplantes renais. Com esse número, a instituição chega ao total de 1.751 transplantes realizados em 32 anos de serviços a comunidade. Os procedimentos foram realizados em parceria com o Hospital Municipal São José de Joinville (SC).
Foram 62 homens e 36 mulheres beneficiadas, a maioria com média de idade entre 41 a 70 anos. Os meses de março, abril e setembro tiveram os melhores resultados no número de transplantes, com 12 beneficiados em cada um destes meses.
Conheça o setor de Transplantes na Pró-Rim, clique aqui.
Número de doações cresce em Santa Catarina
A Central Estadual de Transplantes – SC Transplantes divulgou os dados referentes a 2019, destacando o aumento de 15% dos números de doadores efetivos em relação a 2018. Foram 332 doações efetivadas, 45 a mais do que o ano anterior.
O Hospital Municipal São José de Joinville, onde são realizados os transplantes renais em parceria com a Pró-Rim, recebeu destaque com os maiores indicadores de captação de órgãos do Estado. Foram captados 155 órgãos por intermediação da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT). Este é o terceiro ano consecutivo que o hospital se destaca no trabalho de captação.
Disseminação de informações
Os números alcançados de transplantes só acontecem graças ao consentimento e conscientização de familiares que, no momento de perda de seu ente querido, decidiram pela doação de órgãos. A abordagem do tema pela imprensa e a realização de ações de conscientização colaboram com a disseminação das informações, mostrando a importância da doação às pessoas que aguardam na fila do transplante.
Como faço para ser doador?
Quem quiser ser doador não precisa deixar nenhum documento expresso. Basta conversar com os familiares, manifestando esse desejo. Cabe à família cumprir a vontade do doador e dar ao receptor a oportunidade de uma nova vida.
Setor de Comunicação
28/01/2020