
Cerca de 800 candidatos doadores de vida. Este foi o número de colaboradores da empresa Schulz que se comprometeram com a Campanha Doação de Medula Óssea. A iniciativa da empresa em abordar um assunto tão relevante partiu do pedido de um funcionários que assistiu uma reportagem do Fantástico, que mostrava o dilema que os pacientes enfrentam para o transplante de medula óssea. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) abraçou a causa e este passou a ser o tema central da SIPAT de 2010.
Como o Hemosc de Joinville não tem estrutura para captação externa, a empresa Schulz contratou a Fundação Pró-Rim- Educar para Prevenir para a captação de coleta de sangue e preenchimento de cadastro destinado para o REDOME.- REGISTRO BRASILEIRO DE DOADORES VOLUNTÁRIOS DE MEDULA ÓSSEA . Este tem a função de cadastrar nomes de pessoas dispostas a doar, quando um paciente necessita de transplante, a pesquisa de compatibilidade é realizada entre todos os doadores nacionais e internacionais.
Segundo A Bioquímica Renata do Hemosc ” A campanha foi ótima, foi a melhor campanha de medula óssea do Hemosc (Santa Catarina) em empresas. Foram coletadas aproximadamente 800 amostras, o que dá 36% dos funcionários da Schulz. Geralmente alcançamos 10% dos funcionários”. Esta campanha superou as expectativas, graças ao suporte que equipe do Educar para Prevenir proporcionou.
O Educar para Prevenir contou com a participação de alguns alunos, já em fase de estágio, do curso Técnico de Enfermagem do Instituto Pró-Rim – IPREPS e também professores da Instituição. O HEMOSC de Joinville e o Educar para Prevenir uniram forças em prol desta causa tão nobre e levar esperanças a milhares de pessoas portadoras desta doença fatídica.
SAIBA MAIS:
O QUE É A MEDULA?
Existem dois tipos de medula: a espinhal e a óssea. A medula espinhal tem por função transmitir impulsos nervosos e a medula óssea que é a encontrada no interior dos ossos, é a responsável pela produção de sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). É esta medula – a óssea- que é doada e usada nos transplantes de medula.
O QUE É TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA?
É a substituição de uma medula doente por uma sadia com a finalidade de recuperar sua função. Os portadores de leucemias são os doentes que mais se beneficiam dos tranplantes de medula. Hoje em dia este procedimento é a única esperança de cura para milhares de pessoas com esta doença. As chances de encontrar uma medula compatível é em média UMA EM 100 MIL!! Por isso, é muito importante um número elevadode voluntários cadastrados para aumentar a possibilidade de encontrar um doador compatível.