
Dezembro é sempre especial. É o mês de avaliar o que passou, tirar lições das dificuldades e, acima de tudo, comemorar as grandes conquistas do ano. É o tempo das festas de final do ano, especialmente do Natal, tempo único, de celebrar a vida e de viver ainda mais a união e o amor. Tempo de renovação e de celebração.
Na Pró-Rim, dezembro é ainda mais especial, pois comemoramos nosso aniversário. Em 22 de Dezembro de 1987 iniciamos a Fundação Pró-Rim. Há 23 anos estamos na luta por salvar vidas. Na época, montamos um planejamento. Sabíamos que era um sonho ousado, mas nunca deixamos de acreditar.
Desde a criação da Pró-Rim sonhávamos com uma estrutura de assistência médica, educação e pesquisa e acima de tudo vislumbrávamos como seria o nosso hospital. Hoje, duas décadas depois começamos a ver este sonho concretizado. Com a liberação do alvará para a construção do hospital, já podemos iniciar as obras. Será, sem dúvida, um marco histórico na instituição e em nossas vidas.
Temos visto muitos frutos das sementes que plantamos. Tenho pensado muito nisso. Foram muitas conquistas. Em 2010, recebemos a recertificação ONA Nível 2 e fomos novamente classificados entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil, conforme o Guia Você SA/Exame. Realizamos o número recorde de sessões de hemodiálise/ano. Foram mais de 120 mil. Fizemos durante o ano, até a presente data, 90 transplantes renais.
Oferecer um atendimento digno e diferenciado no contexto da saúde não é uma tarefa fácil. São muitas as dificuldades. A realidade é que a saúde é negligenciada pelas altas autoridades do país.
Ainda há muito descaso, desorganização e falta de vontade política. Ficamos dois anos, sem reajustes no tratamento da Terapia Renal Substitutiva. Quando foi decretado o aumento (outubro de 2010) a taxa foi de somente 7% para uma inflação de dois anos. Neste período, tivemos de efetuar o reajuste obrigatório do sindicato de saúde para nossos colaboradores em Nov/2008, Nov/2009 e agora em 6% em Nov/2010. O preço da diálise está defasado segundo o próprio Ministério da Saúde e órgãos representativos do Tratamento Renal Substitutivo- TRS em 25%.
Ainda temos os atrasos comuns nos repasses do dinheiro da diálise. Neste final de ano, possivelmente não receberemos o que já realizamos em outubro/2010. Isso sem contar os meses de novembro e dezembro, embora os nossos compromissos incluindo o 13º salário. Enfim, temos que sobreviver e seguir em frente, porque nossos pacientes não podem ficar sem dialisar.
Outro desafio é o de mostrar sempre à comunidade o que é a Fundação Pró-Rim e quais as nossas atividades. Quando recebemos visitas na instituição todos saem encantados e destacando o belíssimo trabalho que realizamos. Queremos sempre melhorar nossa forma de comunicar e de aproximar as pessoas de nós levando a Pró-Rim ao maior número possível de representantes da comunidade.
Neste mês de aniversário, lançamos o nosso novo site com o intuito de aprimorar nossa comunicação, mostrar ainda mais nosso trabalho e ampliar nossos canais de relacionamento via redes sociais. A Internet já tem sido instrumento chave em nossa missão. Realizamos recentemente o transplante do Maicon Fabiano dos Anjos, paciente do Mato Grosso, que conheceu a Pró-Rim pelo Youtube. Queremos que muitas histórias assim se repitam.
Entendemos que gerir pessoas é também uma tarefa desafiadora. O ser humano é complexo, mas é especial e merece ser valorizado. Por isso, temos buscado aprimorar cada vez mais o desenvolvimento de nosso capital humano através de treinamentos e incentivo ao estudo. Realizamos treinamento para formação de lideranças. Além disso, incentivamos os nossos profissionais a capacitarem-se cada vez mais. Estimulamos com bolsas de estudo, mestrados, pós-graduação, bem como aprimoramento em cursos técnicos e de graduação.
A nossa participação no Grupo PAEX (Parceiros para Excelência), fruto de uma parceria com a Fundação Dom Cabral/Fritz Mueller, tem sido também fundamental em nosso desenvolvimento.
Em que pese as dificuldades, temos a sensação de dever cumprido. Pois todas as nossas atividades são focadas para combater doenças e salvar vidas. Essa é a nossa missão. Com certeza, em 2011, os avanços serão maiores, com o início da construção do nosso hospital, este grande desafio.
Portanto, todos nós que construímos a Fundação Pró-Rim, no dia a dia, temos uma parcela de responsabilidade em tudo isso e também merecemos os parabéns por esta importante data. Tudo começou com um sonho inicial há 23 anos. Feliz Natal a todos os colaboradores e aos seus familiares e que o Ano Novo traga felicidade, paz e muitas realizações.
Um abraço
Hercilio Alexandre da Luz Filho
Por: Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho – Fundador da Pró Rim – CRM/SC 2.297