
A Karateca Yasmin Matias representou o Estado de Santa Catarina no campeonato brasileiro de Karatê 2012, ficando em 4º lugar entre os 25 competidores. Aos 15 anos já conquistou 29 medalhas (12 de ouro, 10 de prata e 8 de bronze) e conta com o apoio da Fundação Pró-Rim.
É a primeira vez que Yasmin participa do campeonato brasileiro de karatê, mas não está contente com sua posição. “Agora vou me concentrar em ganhar os joguinhos, o Olesc (Olimpíada Estudantil Catarinense) e o 3º ranking que classifica para o brasileiro do ano que vem”, afirma. O campeonato teve duração de quatro dias, divididos em concentração, congresso e competição, que aconteceu de 12 a 15 de Julho. A karateca competiu na categoria acima de 54 kg.
A mãe, Mara Gisseli é assistente social e atleta, a irmã ginga capoeira e o pai joga futebol, todos praticam esporte. Ao falar sobre as dificuldades que enfrenta para manter a filha no karatê, Gisseli se emociona e diz que não gostaria que as filhas fossem atletas, pois reconhece que é uma carreira difícil. Atualmente apenas a Fundação Pró-Rim patrocina a esportista. Inúmeros esforços foram empregados na procura de outros patrocinadores, mas sem êxito.
Como assistente social, Mara Gisseli conta que faz muitos trabalhos voluntários e com isso consegue realizar alguns planos, como colocar as duas filhas numa escola de inglês. “Muitas vezes, não tenho salário, mas tenho portas abertas, consigo outras coisas.”
Gisseli reconhece a importância do estudo na vida das filhas atletas e incentiva Yasmim a cursar educação física. “Se depender de mim, ela não vai parar de estudar nunca”, afirma a mãe orgulhosa.
Junte-se a Fundação Pró-Rim e colabore com a carreira de Yasmin Matias.
Contatos:
(47)3427-0938- (47) 9930-1773 e (47) 9940-2309