
Em 27 de abril último, na companhia do médico Marcos Alexandre Vieira e do ex-deputado federal José Carlos Vieira, fui recebido em audiência pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha. Entreguei ao ministro o projeto do Complexo Hospitalar Vida. Também solicitei a liberação de R$20 milhões para aquisição de equipamentos do novo hospital e R$4,4 milhões para programas de prevenção da Fundação Pró-Rim. Em Brasília, também conversei com os senadores e deputados catarinenses.
Deixei com o ministro farto material sobre o Complexo Hospitalar Vida, que terá a construção iniciada ainda este ano, em Joinville. Além de um hospital que permitirá cirurgias de alta complexidade, com 160 leitos, sendo 30 de UTI, o Complexo contará também com um prédio de 18 andares que será ocupado por consultórios e clínicas das mais diversas especialidades.
O ministro demonstrou amplo conhecimento sobre a Fundação Pró-Rim, os números dos transplantes, tratamentos de hemodiálise e disse acompanhar o importante trabalho multidisciplinar que realizamos não só em Santa Catarina, mas também em Tocantins.
Considerou a Fundação Pró-Rim uma parceira qualificada do Ministério da Saúde e que merece toda a confiança da população. Afinal, segundo ele, essa parceria desafoga as unidades de saúde e resulta em economia do dinheiro público. Quer dizer, geramos uma contrapartida com qualidade sobre os investimentos governamentais. Ele ficou sensibilizado com a nossa determinação e capacidade gerencial em atender pessoas oriundas do Sistema Único de Saúde (SUS).
A audiência durou mais de uma hora e foi muito proveitosa. Ouvi do ministro algumas sugestões. Ao mesmo tempo enfatizou que os nossos projetos são consistentes e importantes para a população. Voltei de Brasília confiante e certo que estamos no caminho da evolução. Esse também é o sentimento do ministro Alexandre Padilha.
Ele assegurou que virá a Joinville participar da solenidade de lançamento do Complexo Hospitalar Vida, em julho deste ano. Observou que deve uma visita à Santa Catarina e ao amigo Carlito Mers, prefeito de Joinville. Só falta ajustar a agenda.
Também garantiu empenho pessoal para a liberação dos merecidos recursos requeridos para continuarmos a atender a nossa população com mais qualidade ainda. Essa é uma boa notícia para Joinville e para Santa Catarina, que podem comemorar mais um avanço na área da saúde.
Por: Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho – Fundador da Pró Rim – CRM/SC 2.297