
Os vereadores por Joinville, Jaime Evaristo (PSC) e Adilson Girardi (Solidariedade), ambos integrantes da comissão de Urbanização da Câmara de Vereadores de Joinville estiveram na Fundação Pró-Rim na sexta-feira (08/12), para conhecer o trabalho desenvolvido pela Fundação. Os vereadores vieram em busca de mais subsídios sobre o pedido apresentado pela comitiva da Pró-Rim, que esteve na CVJ na última terça-feira, para solicitar alteração na Lei de Ordenamento Territorial (LOT).
A pretensão da Fundação é que a lei volte a permitir a construção de uma torre de 18 andares para formar o complexo do Hospital Vida. Pela mudança da lei, as construções naquela região da cidade seriam reduzidas para no máximo em até 10 andares. Desta forma a construção do Hospital estaria inviabilizada no formato idealizado.
O vereador Jaime Evaristo, presidente da comissão de Urbanismo, prometeu se empenhar para incluir uma nova emenda e voltar com a legislação anterior. Ele disse que saiu convencido da necessidade de atender esta solicitação que vai beneficiar milhares de pacientes.
Para o vereador, “a Fundação Pró-Rim é referência na sua área, no Brasil e atende a quase totalidade dos seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É motivo de orgulho para Joinville e garantia para quem precisa. Por isso, a comissão de Urbanização está atenta para esta solicitação que, após aprovada, vai permitir atender a um número maior de pacientes, inclusive aumentar a realização dos transplantes”, avaliou o vereador.
Já o vereador Adilson Girardi disse que não vê maiores dificuldades, pois considera prioridade que a lei seja uma facilitadora no atendimento coletivo para acesso à saúde. Girardi elogiou a estrutura da Pró-Rim e “a importância de Joinville em contar com um hospital desta envergadura, como define o projeto original”.
Os vereadores foram recepcionados pelo presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira, que saiu satisfeito do encontro. “Senti boa vontade dos representantes do Legislativo e acredito que este entrave será sanado. Então toda a comunidade vai sair ganhando”. Participaram também do encontro o fundador da Pró-Rim, médico José Aluísio Vieira e o diretor financeiro Guilherme Maggi.