
Joinville esteve presente mais uma vez de forma positiva na mídia nacional. Tivemos a satisfação de ver a história do Maicon e da Sandra no programa Fantástico, da Rede Globo, no último domingo. É uma história de amor, altruísmo e luta pela vida.
Conhecer o casal foi um privilégio. Em todos os momentos, as demonstrações de amor e carinho estão presentes. São emocionantes os bons fluidos que eles transmitem. Fico impressionado que mesmo nos momentos mais difíceis eles ajudam o próximo e incentivam os pacientes que necessitam de um apoio, de uma palavra amiga.
A história deles é longa. Somente de uma etapa tivemos a oportunidade de participar. Uma fase importante da vida deles: o transplante renal. Ele, com insuficiência renal, realizava hemodiálise três vezes por semana. No ano passado fez um transplante em Joinville. Ela foi a doadora e tudo transcorreu bem.
Quero demonstrar meu apreço pela equipe de transplantes que tanto luta pelos pacientes na Pró-Rim e no Hospital São José de Joinville. São equipes que trabalham com afinco e trazem felicidade para muitas famílias e uma nova expectativa de vida para os pacientes. Técnicos de enfermagem, enfermeiras, nutricionistas, psicólogos, médicos, administradores, profissionais do serviço de higiene e limpeza, todos em busca de um único objetivo: a vida.
São cerca de 90 transplantes por ano, com resultados que nos deixam entusiasmados e com vontade de superar as dificuldades que enfrentamos todos os dias. A sensação do dever cumprido acontece quando o paciente vai para casa com a consulta marcada de retorno ao consultório, sem necessitar realizar hemodiálise. Esta é a vitória da união da equipe e do paciente. Muito obrigado a todos que apoiam a nossa causa e que fazem do nosso objetivo uma grande luta de amor pela vida.
Por: Dr. Marcos Vieira – Diretor Clínico da Fundação Pró-Rim