
A Fundação Pró-Rim está de parabéns. Nesta sexta-feira (09/12) realiza o centésimo transplante em 2011. Trata-se de uma meta estabelecida no começo deste ano. No total, são exatamente 980 transplantes ao longo da nossa história. Os números são inquestionáveis. Isso aumenta a nossa responsabilidade. Somos uma das instituições que mais transplantam no país. Mas, essa representação não significa apenas números. São novas vidas recomeçadas a partir da cirurgia que revolucionou a medicina no século passado.
O transplante mistura ciência com solidariedade. Vida com amor. Para nós, além da realização profissional, significa quase uma missão divina que percorre os caminhos do conhecimento, da determinação e da generosidade. Cada vida que salvamos é como um milagre, uma conquista que nos fortalece e nos transforma em pessoas diferenciadas.
Um transplante, também simboliza união de forças e méritos exatamente iguais de uma equipe afinada, que supera todos os limites. E essa equipe envolve profissionais de várias áreas, incluindo cirurgiões (geral e vascular), urologista, nefrologista, anestesista, enfermeiros e técnicos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, radiologista, além do apoio de laboratórios e setores de imagem e patologia. Mas, essa equipe ficaria incompleta sem as secretarias, telefonistas, motoristas, pessoal administrativo e de limpeza, além do quadro diretivo. Somos um corpo único, com o mesmo objetivo: salvar vidas.
Neste momento de emoção, quero deixar a todos, pessoas iluminadas, o meu profundo agradecimento. Aos que se dedicam ou já passaram pela Fundação Pró-Rim e ajudaram a escrever a nossa brilhante e sólida história, a minha gratidão infinita. Sem vocês nada disso teria acontecido.
Por: Dr. José Aluísio Vieira – Fundador da Fundação Pró-Rim – Médico Nefrologista CRM/SC 1.423