
Todos os anos, Laércio Valente Dias comemora o aniversário com sua família e amigos em Macapá (AP). Na festa, a receita principal é o Pato no Tucupi e a Maniçoba, típicos da região. Neste ano, ele passou seu aniversário longe da família e dessa grande celebração por um motivo muito especial. Estava longe, realizando um grande sonho: seu transplante renal. A cirurgia aconteceu no último dia 18, no hospital São José, em Jonville (SC). Ele recebeu o rim do seu irmão, José Valente Dias.
Para comemorar seu aniversário, o Grupo Rins do Riso da Fundação Pró-Rim, juntamente com a equipe do Hospital São José, prepararam uma surpresa. Quem entrou com o bolo foi seu irmão e doador. Laércio ficou muito emocionado. Segundo ele, não esperava a surpresa. “A partir de hoje, a cada aniversário vou comemorar o transplante e lembrar deste dia”, afirma.
O transplante renal foi um sucesso. “Depois que acordei no quarto após a cirurgia, coloquei a mão na barriga e lembrei que já estava com o novo rim ali e disse: ah meu Deus, consegui o que tanto queria”, conta.
Os próximos passos envolvem alguns cuidados como uso da máscara, dos medicamentos e atenção à alimentação. Em breve, Laércio já poderá voltar para casa, onde terá mais uma festa com direito a Pato no Tucupi e Maniçoba.