O tratamento de Plasmaferese, que é semelhante à hemodiálise, é indicado para síndrome de Guillain-Barré, esclerose múltipla, doenças autoimunes, como o lúpus, e em casos de rejeição de órgãos.
A plasmaferese é um processo extracorporal, em que o sangue retirado do paciente é separado nos seus componentes plasma e elementos celulares.
-Hemodiálise: o que é, quem precisa e qual o tratamento
O tratamento utiliza uma máquina para remover elementos do plasma sanguíneo que possam ser responsáveis por estas doenças, tais como os mediadores de processos patológicos, como os anticorpos e imunocomplexos autólogos. “Na prática clínica conseguimos observar ótimos resultados com este tratamento. Os pacientes com doenças neurológicas referem melhora dos sintomas já nas primeiras sessões de plasmaferese, trazendo um grande benefício para o paciente”, comenta o diretor clínico da Pró-Rim, Dr. Franco Krüger.
-10 perguntas e respostas sobre hemodiálise
O tratamento, oferecido desde 2013 aos hospitais da cidade, é realizado pela equipe de Diálise Externa. Este é um dos serviços oferecidos pela equipe do Centro de Tratamento de Doenças Renais (CTDR), clínica parceira da Pró-Rim, aos hospitais privados de Joinville (SC).