
A Síndrome Nefrótica (SN) é um conjunto de várias doenças renais, que se caracteriza pela perda de proteínas em excesso, por meio da urina, fazendo com que o nível da substância baixe no sangue.
O paciente apresenta quadro importante de edema (inchaço), inicialmente percebido nas pernas e pálpebras e generalizando-se por todo o corpo. As causas da SN pode ser congênita (rara) e ou adquirida secundaria às doenças infecciosas como hepatite, AIDS, ou doenças sistêmicas como o Lupus.
Na infância ela é mais comum na forma idiopática, ou seja, por causa desconhecida. O diagnostico da SN pode ser feito por exames laboratoriais onde se mede as proteínas séricas, proteinúria 24 horas e o perfil lipídico. Não há como fazer o diagnóstico na gestação, porém pode se considerar a suspeita na forma congênita.
Segundo o nefropediatra da Fundação Pró-Rim, Dr. Artur Ricardo Wendhausen é possível adotar uma série de medidas clínicas para o tratamento da Síndrome Nefrótica, que contribuem para a redução da proteinúria e para melhor conservação renal do paciente. O tratamento inicial é sempre com o uso de corticoide.
Faça sua pergunta sobre o tema para o Dr. Online