
Novembro é considerado o mês de conscientização para a saúde do homem e da importância de se fazer exames e visitar o médico periodicamente. O Alerta soa na cor azul, instituindo-se assim a campanha do Novembro Azul.
Chamadas, mensagens, imagens, fotos e vídeos são divulgados em apoio à campanha, que tem como foco principal o câncer de próstata. Por isso, nos últimos anos o apelo à conscientização e prevenção são cada vez mais fortes, e, neste caso as redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação e compartilhamento.
A prevenção pode ser feita com check-up periódico para controle dos fatores de riscos à saúde renal e cardiovascular, como sobrepeso, obesidade, diabetes, colesterol, hipertensão arterial, entre outros.
Segundo o Dr. Jean Cristóvão Guterres, médico urologista da Fundação Pró-Rim, por questões culturais o homem tende a não se preocupar tanto com a saúde, afinal ele é o provedor da casa e não pode dar-se ao luxo de ficar doente. Já a mulher, logo na adolescência é forçada a procurar orientações médicas devido ao inicio do ciclo menstrual e gravidez.
Câncer de próstata, um toque pode salvar vidas
O diagnóstico do câncer de próstata é feito através do exame de sangue PSA e de toque, este recomendado para homens a partir dos 50 anos.
Caso seja detectado o câncer de próstata é preciso identificar em que fase a doença está. Se no início, pode ser feito cirurgia radical com extirpação da próstata ou radioterapia. Se numa fase mais avançada, então se faz bloqueio hormonal para retardar a progressão, porém não há mais chance de cura.
O fato é que o quando antes diagnosticado maior a chance de cura e tratamento.
“Devemos lembrar que não existe home de ferro, todos somos vulneráveis e a prevenção sempre é o melhor remédio”, completa o médico.
*Dr. Jean Cristóvão Guterres é formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), membro da equipe de transplante da Fundação Pró-Rim e urologista do setor de oncologia do Hospital Municipal São José em Joinville.