No Dia Mundial da Qualidade (11/11), queremos abordar como a qualidade é imprescindível no tratamento e atendimento do paciente. A Fundação Pró-Rim prioriza a segurança e a qualidade em todos os seus processos, reconhecimento disso é a certificação internacional Qmentum. Conheça um pouco mais sobre a Qualidade na Pró-Rim nesta matéria.
Nesta quinta-feira (11/11) é comemorado o Dia Mundial da Qualidade, uma data que destaca a importância da qualidade na competitividade e produtividade nas organizações. Você sabe qual a relação da qualidade com a saúde?
Na área da saúde, a qualidade está focada no paciente, principalmente na segurança do tratamento, com a previsão e intervenção dos potenciais riscos tendo o intuito de reduzir, mitigar estas ocorrências. A Fundação Pró-Rim, instituição que realiza os serviços de atendimento e tratamento de doenças renais crônicas, tem definido em sua política da qualidade o seguinte:
“Nosso compromisso é atender a todos de forma humanizada, competente e ágil, sempre nos padrões estabelecidos para a garantia da qualidade.”
Garantia de qualidade
O comprometimento e a compreensão das equipes do processo de qualidade são fundamentais para alcançar os objetivos estabelecidos pela instituição. A certificação é uma indicação que a organização chegou a excelência e a alta performance do seu trabalho, principalmente na qualidade assistencial e na segurança do paciente.
“A obtenção da certificação na área da saúde é de grande importância para que a instituição se torne referência no setor, podendo assim, captar mais clientes e ganhar mais credibilidade”, comenta a Coordenadora da Qualidade, Carla Vanessa Konig Santos. A Pró-Rim foi recertificada recentemente na acreditação internacional Qmentum. Fomos a primeira clínica de diálise, fora de um ambiente hospitalar, no mundo a receber esta certificação no ano de 2017.
Reflexo no tratamento do paciente
“Os pacientes atendidos nas unidades certificadas podem ter a certeza de que o cuidado é centrado nele. Todos os processos realizados na Pró-Rim tem como premissa a segurança do paciente”, complementa Carla. O cuidado na assistência passa pelas seguintes áreas: cultura de segurança, comunicação, uso de medicamentos, ambiente de trabalho, controle de infecções e avaliação de riscos. As práticas gerenciais, equipes multidisciplinares e a infraestrutura são constantemente avaliadas e qualificadas para que estejam de acordo com os melhores parâmetros exigidos e executados pelas instituições referenciais.
Um breve histórico da qualidade
A busca por uma certificação de qualidade na Pró-Rim iniciou em 1997 com a adoção do programa 5S, estabelecido pelo presidente da instituição na época, o Dr. José Aluísio Vieira.
A primeira certificação na área da saúde foi conquistada em 2006 com a ONA – Organização Nacional de Acreditação, uma busca inspirada pelo presidente da Pró-Rim no período, o Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho. A recertificação da ONA ocorreu até 2015 alcançando o nível 3 – Excelência, o mais alto da acreditação nacional.
-Clique aqui e conheça todas as certificações e premiações da Fundação Pró-Rim.
A partir da certificação ONA em 2015, um novo objetivo foi traçado e veio a preparação para a certificação internacional Qmentum, também instituída pelo Dr. Hercilio. Em 2017, a Fundação Pró-Rim recebeu o certificado, concedida pela Accreditation Canadá International, em nível Diamante, confirmando a excelência em segurança para o paciente e a qualidade na assistência médica. No ano de 2020, a instituição foi recertificada na acreditação Qmentum.
Tema do programa “Saúde Renal em Pauta” desta 5ª feira (11/11)
A “Qualidade e Segurança no Tratamento Renal” estarão em debate no programa “Saúde Renal em Pauta” desta semana, tendo as participações especiais da Coordenadora da Qualidade da Pró-Rim, Carla Vanessa König Santos, e da Coordenadora de Controle de Infecção e Segurança do Paciente, Edilaine Fialek. O jornalista Léo Saballa e o Presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos A. Vieira também participam da conversa. O programa será exibido nesta quinta-feira (11/11), às 11h30, no Facebook (facebook/prorim) e Youtube (youtube.com/prorim) da Pró-Rim.
Jenifer Leu dos Santos
Comunicação – Fundação Pró-Rim