
Qualidade no atendimento e procedimentos sempre foi prioridade para todos os profissionais da Pró-Rim tanto que desde 2005 a instituição faz parte do programa da Organização Nacional de Acreditação – ONA de certificação.Neste mês de julho recebeu a recertificação com o título de”Acreditado com Excelência”, ONA nível 3, após avaliação realizada em março deste ano pelo Instituto Paranaense de Acreditação em Serviços de Saúde. Para celebrar esse momento, profissionais da área administrativa e clínica da instituição foram recepcionados para a solenidade de entrega oficial do certificado.
A Organização Nacional De Acreditação – ONA é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente. A metodologia é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países. O objetivo da ação é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.
O processo de acreditação é um método de avaliação que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos. Ele representa uma distinção que a organização de saúde recebe pela qualificação evidenciada.
Toda equipe da unidade Vida Center de Joinville foi avaliada pelo IPASS nas suas áreas de hemodiálise e transplante renal, assim como os serviços de suporte da matriz (CCI, Estoque, RH, SESMT, Manutenção e Tratamento d’água) e com muito mérito foi acreditada mais uma vez pela excelência na qualidade com que realiza seus serviços. “Somos uma das 7 unidades de diálise no país com essa certificação – o que é extremamente difícil de ser conquistado, estamos muito orgulhosos por essa conquista”, comentou o presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Hercilio Alexandre da Luz Filho.
LINHA DO TEMPO:
2005 – Implementação do Programa de Qualidade na Instituição
2006 – Conquista da certificação ONA Nível 1 – ACREDITADO
2008 – Recertificado ONA Nível 1 – ACREDITADO
2009 – Certificado ONA Nível 2 – ACREDITADO PLENO
2011 – Certificado ONA Nível 3 – ACREDITADO COM EXCELÊNCIA
2015 – RECERTIFICADO
Novos desafios: Certificação Canadense
Julho também é o mês que marcou o início da implantação do Programa QMentum (do inglês Quality Moment – Momento da Qualidade) International Canada de certificação. A primeira visita foi realizada por três assessoras que futuramente serão avaliadoras. A reunião de abertura dos trabalhos foi na matriz e envolveu enfermeiros, equipe multidisciplinar e diretoria para a apresentação do Programa e planejamento das ações.
A metodologia canadense desempenha três pilares, sendo: melhorar a qualidade e segurança do paciente, entender as necessidades da população e diminuir o custo nas instituições. O ciclo do processo de educação dentro da empresa dura de 2 a 3 anos sendo: preenchimento da avaliação, visita para preparação que se dará a cada 3 meses até a próxima etapa que será a visita de acreditação e processo de manutenção, onde os avaliadores visitarão a instituição a cada 8 meses para ver se os processos estão funcionando adequadamente. Algumas das diretrizes de avaliação são: foco epidemiológico, acessibilidade, segurança, segurança ocupacional, cuidado centrado no paciente, continuidade no cuidado e gestão do conhecimento.
O Diretor Clínico da Pró-Rim, Dr Marcos Alexandre Vieira, destacou a importância do engajamento de todos nesse novo desafio: “A conquista do ONA nos trouxe base para um novo desafio: buscar a certificação Canadense de qualidade. Com isso, podemos ser a primeira instituição de nefrologia no mundo, fora do Canadá, a receber essa certificação internacional”, enfatizou Dr. Marcos Vieira.
Eviline Neermann está a quase 10 anos na empresa e atua há 7 anos no setor de Qualidade da Fundação Pró-Rim foi ela quem participou da implantação da área quando Qualidade era apenas um setor, hoje este setor também faz parte do coração da instituição e é o que ajuda a garantir a qualidade no atendimento aos pacientes.
Como surgiu a Qualidade na Pró-Rim?
Eviline: A preocupação com a qualidade do serviço prestado sempre foi uma constante no modo de conduzir os trabalhos de nefrologia pelos seus fundadores. Muito antes de ser falado tecnicamente em qualidade na área da saúde, já estávamos preocupados em inserir os conceitos e prática do uso das ferramentas da qualidade na instituição. Em 1998, com a ajuda do Sr. Cláudio F. Volles foi iniciado o Programa de Qualidade Total com a implantação do Programa “5S’s” na Fundação. Até um concurso para criar uma marca para o programa foi realizado. Em 2002 houve o lançamento do Programa Brasileiro de Acreditação na área da saúde e o Dr. Hercílio esteve presente, trazendo para nós os princípios de trabalho e nos posicionando do quanto distantes da certificação avaliava que estávamos. Contudo, observando que nosso parceiro CEDAP estava inserido no programa ONA de Acreditação, em 2005 deu-se a inserção da qualidade de maneira oficial na estrutura hierárquica da empresa, com a criação do setor de qualidade, a contratação de profissional dedicado e dos serviços do IPASS para fazer um diagnóstico da empresa e nos orientar sobre o caminho a ser percorrido para o alcance da certificação.
Qual a importância da Qualidade para os profissionais e pacientes?
Eviline: O processo da qualidade é fundamental para a garantia da segurança tanto do paciente quanto de nossos profissionais. Ela possibilita a melhoria contínua dos processos, possibilitando o ato seguro e promovendo o crescimento e desenvolvimento de toda a equipe. O retrabalho diminui e a qualidade de vida no trabalho aumenta.
Como cada profissional pode contribuir com a Qualidade?
Eviline: O comprometimento de cada profissional com o Programa de Qualidade da instituição, procurando seguir corretamente os processos descritos e fazendo todos os registros necessários, possibilitará a análise dos eventos de maneira objetiva, baseada em fatos e com soluções que atuarão na raiz do problema. Assim aumenta a garantia de solução permanente. A responsabilidade de cada um impacta diretamente no resultado do todo.
Qual a relevância da certificação QMentum para a Pró-Rim?
Eviline: A busca do Programa QMentum para alcançar a Certificação Internacional Canadá é o caminho para o atingimento de nossa visão de “sermos excelência e referência na assistência médica. Obter o reconhecimento internacional abrirá portas em instituições estrangeiras para o aprimoramento da equipe com a troca de experiências e fortalecerá nossa reputação para aumentar a atuação em todo o território nacional, tanto do Call Center, como com a implantação de novas unidades em outros estados do país e quem sabe no exterior.