
De 11 a 14 de agosto, a equipe de psicólogas da Fundação Pró-Rim participou ativamente do VIII Congresso da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, realizado em Curitiba (PR). Além da presença nas palestras e seminários, as profissionais apresentaram diversos trabalhos durante o congresso.
De acordo com a coordenadora Rosa Maria Gasparino, “por ser um evento nacional, pudemos trocar informações com representantes de diversos estados no que diz respeito à psicologia hospitalar. Além disso, as apresentações sobre a qualificação ONA foram muito ricas para nós, que estamos buscando o nível 3”, afirma.
Veja abaixo os trabalhos científicos apresentados no congresso:
PÔSTERES
{{link:Percepções do paciente renal crônico sobre o atendimento psicológico: um estudo de caso,trabalhos/ver/i/25}}
Psicólogas: Flavia Barbosa Martins, Darci de Souza Santos e Solange Imhof.
{{link:Relação entre qualidade de vida e escolaridade em pacientes em hemodiálise,trabalhos/ver/i/22}}
Psicólogas: Ivana Carla Mallon Reis, Gislene Carla Erbs, Isabela Sampaio de A. Fernandes e Solange Imhof.
{{imagem:psicologia}} {{link:Qualidade de vida e questão sexual,trabalhos/ver/i/21}}
Psicólogas: Gislene Carla Erbs, Terezinha de Jesus Cordeiro Lourenço e Ivana Carla Mallon Reis.
{{link:Alterações depressivas em pacientes renais crônicos: um enfoque psicológico,trabalhos/ver/i/23}}
Psicólogas: Darci de Souza Santos, Isabela Sampaio de A. Fernandes, Rosa Maria Gasparino da Silva e Terezinha de Jesus Cordeiro Lourenço.
{{link:Benefícios da técnica de relaxamento em funcionários de uma unidade de hemodiálise,trabalhos/ver/i/24}}
Psicólogas: Vania Cecília Grossl, Ivana Carla Mallon e Darci de Souza Santos.
A aplicação da terapia cognitivo-comportamental junto a pacientes hospitalizados
Psicóloga: Terezinha de Jesus Cordeiro Lourenço.
A efetividade dos recursos lúdicos no tratamento de pacientes renais crônicos
Psicóloga: Darci de Souza Santos
Análise de bem-estar subjetivo de pacientes com amputação do pé diabético
Psicóloga: Darci de Souza Santos.
O impacto das co-morbidades sobre a qualidade de vida em pacientes septicos – estudo piloto
Psicóloga: Gislene Carla Erbs.
APRESENTAÇÕES ORAIS
Mesa redonda: Interlocução entre psicologia e psiquiatria
Tema: Implicações psíquicas nas doenças crônicas
Psicóloga: Rosa Maria Gasparino da Silva
Mesa redonda: O corpo e as novas formas de subjetivação
Tema: O corpo transplantado
Psicóloga: Rosa Maria Gasparino da Silva
Mesa redonda: As interfaces e subjetividades do tratamento do paciente renal com insuficiência renal crônica
Tema: Enfrentamento da doença e suas resistências
Psicóloga: Solange Imhof
Tema: A subjetividade e as formas de intervenção
Psicóloga: Flávia Barbosa Martins
Tema: A família como suporte para qualidade de vida do paciente renal crônico
Psicóloga: Gislene Carla Erbs
Tema: O acompanhamento dos pacientes transplantados pela equipe interdisciplinar: uma experiência de atendimento em grupo
Psicóloga Ivana Carla Mallon Reis