
Quem passou pelo Shopping Mueller na última quinta-feira, dia 27, pode conhecer um pouco melhor o que é a doação de órgãos. Durante todo o dia, a equipe da Fundação Pró-Rim esteve no Shopping para marcar o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Foram feitos mais de 700 exames de glicemia e aferição de pressão nos visitantes que passaram pelo estande da Pró-Rim. Os bate-papos entre pacientes e profissionais da área da saúde também tiveram papel importante na conscientização sobre doação.
Para marcar a data, a novidade deste ano foi o hotsite da campanha de doação de órgãos. Cerca de 120 pessoas passaram pelo estande e tiraram uma foto curtindo a doação de órgãos. As fotos estão publicadas e podem ser baixadas e compartilhadas nas redes sociais.
Os bate-papos foram momentos importantes de compartilhamento de experiências. Os pacientes que já passaram pelo transplante puderam contar como aconteceu este processo, e principalmente a importância disto na vida deles. A equipe multidisciplinar da Pró-Rim também pode esclarecer quais são as principais dúvidas neste período pré e pós-transplante.
Uma das provas da importância da conscientização sobre o assunto foi o depoimento de Nair Voltolini. Ela perdeu o filho, mas decidiu optar pela doação dos órgãos dele após a morte. Voluntariamente ela contou a experiência e serviu de incentivo para que mais pessoas sigam o exemplo dela. “Apesar de toda a dor pela morte do meu filho, é muito bom saber que ele pôde salvar muitas vidas”, afirma.