
A história se conta com pessoas e suas lembranças. E para registrar os seus 30 anos de história, a Fundação Pró-Rim lacrou os principais registros da instituição desde a sua criação em uma cápsula do tempo. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira (20/12) na unidade Vida Center, em Joinville (SC), e contou com a participação dos colaboradores e pacientes renais crônicos da instituição.
Cartas escritas pelos fundadores da Pró-Rim, Dr. José Aluísio Vieira e Dr. Hercílio Alexandre da Luz Filho foram depositadas na cápsula, junto com as fotos históricas, o estatuto e outros documentos significativos da instituição. Os fundadores relembraram o início do sonho da construção da instituição, os desafios e as conquistas alcançadas até o presente momento, em que se comemoram as três décadas. Também falaram da importância de se manter o legado da instituição com o objetivo de salvar vidas e a espera pela evolução da medicina em relação ao tratamento das doenças renais e o transplante com os rins artificiais.
O presidente da instituição, Dr. Marcos Alexandre Vieira também registrou sua mensagem para o futuro. “Esse é um momento histórico para a Pró-Rim, por conta da comemoração dos 30 anos tivemos vários eventos, mas esse dia com certeza vai ficar marcado para muitas pessoas, seja por sua presença, seu significado ou pela mensagem deixada para o futuro”, comentou o presidente.
Os pacientes renais foram representados pela Associação Catarinense dos Renais Crônicos, no qual a diretoria escreveu uma carta conjunta com uma mensagem para os pacientes que estarão se tratando na Pró-Rim daqui a 20 anos. No evento, o presidente da associação Rogério Oliveira Marinho, falou sobre a importância da instituição no tratamento dos doentes renais, que ao longo desses 30 anos já salvaram muitas vidas.
Além das cartas, também foram inseridas na cápsula recados escritos pelos funcionários e pacientes. Após o fechamento da cápsula, a mesma foi colocada em uma redoma, sendo uma réplica da torre da Pró-Rim, local onde ficará exposta a comunidade. A cápsula, uma peça metálica em formato cilíndrico, será aberta em 20 de dezembro de 2037, quando a instituição completará 50 anos de fundação.
Durante a solenidade, que teve a participação e apresentação da Banda do 62º Batalhão de Infantaria, os participantes cantaram “Parabéns” aos 30 anos da Pró-Rim, os quais serão comemorados na próxima sexta-feira (22/12) e soltaram balões da instituição.