
A Fundação Pró-Rim foi homenageada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina na manhã da última quinta-feira (23/11/2017), em razão da passagem dos seus 30 anos de existência. O espaço foi aberto a partir do requerimento do deputado Darci de Matos (PSD). Na oportunidade, o presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira manifestou-se sobre a importância da instituição que tem sede em Joinville e atende a quase totalidade dos seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Mostrou o trabalho desenvolvido pela equipe interdisciplinar que ultrapassa a marca dos 1.500 transplantes ao longo da sua história e registra 80 mil sessões de hemodiálise por ano. Destacou a Capacitação Técnica dos profissionais pós graduados, especialistas, mestres e doutores nas mais diversas áreas, com um programa de treinamento contínuo. Segundo o dirigente, “o foco principal de tudo é a segurança e do paciente renal, o que garante mais qualidade de vida”.
A sessão foi acompanhada pelo secretário adjunto da Saúde do Estado, Dr. Murillo Capella e pelo médico Nelson Grisard, parceiros e incentivadores da Fundação Pró-Rim há muitos anos. O pronunciamento do Dr. Marcos resultou na manifestação positiva dos deputados. Que se colocaram à disposição da instituição e consequentemente dos pacientes renais.
Roberto Salum (PRB), enfatizou: “A Pró-Rim é um dos pilares de saúde mais importantes do Estado e que merece um olhar mais atento das autoridades sobre o crescimento deste trabalho solidário e competente”. Kennedy Nunes (PSD), disse que há muitos anos conhece a missão da Fundação Pró-Rim, segundo ele “uma referência nacional, que nasceu em Joinville e se tornou orgulho para Santa Catarina e para o Brasil”. O deputado Cesar Valduga (PCdoB) destacou que “a Pró-Rim deveria servir de modelo para algumas áreas da saúde catarinense”.
Para Mauricio Eskudlark (PR), os pacientes renais atendidos pela Pró-Rim estão em boas mãos e têm o privilégio de contar com o que há de melhor da nefrologia no Brasil. Já Neodi Saretta do (PT), cumprimentou a todos os funcionários da Pró-Rim pelo excelente nível de profissionalismo e humanização. Também destacou a seriedade e transparência da instituição.
A deputada Ana Paula Lima (PT), que tem a sua formação na área de enfermagem manifestou “orgulho em viver em um estado que oferece essa qualidade no transplante e tratamento das doenças renais”. O deputado José Milton Scheffer (PP), foi o último parlamentar a se manifestar: “A fundação é um exemplo do trabalho em voluntariado, não só para Santa Catarina, mas para o Brasil e quero aqui, em nome dos deputados e dos catarinenses, parabenizá-los por isso. Contem conosco em apoio pelos relevantes serviços prestados”, disse Scheffer.