
A equipe multidisciplinar da Fundação Pró-Rim recebeu neste mês mais uma visita dos estudantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A maior parte do grupo de 30 pessoas era do curso de Enfermagem, sendo uma aluna da Assistência Social e outra do Técnico em Enfermagem.
O grupo foi recebido pela coordenadora da psicologia da Pró-Rim, Rosa Gasparino que falou sobre os serviços da instituição e de como a enfermagem exerce um papel essencial no cuidado com o paciente, principalmente o renal.
Em seguida as alunas receberam orientações sobre o trabalho da Assistência Social, transplante e da Comissão de Controle de Infecção (CCI) da Pró-Rim e a tarde seguiu com as visitas orientadas.
Margarete de Oliveira, acadêmica do 3° ano de enfermagem, ficou impressionada com a organização dos processos e equipe multidisciplinar, mais ainda em saber que a Pró-Rim está entre as 10 instituições de saúde que mais realizam transplante renal no Brasil.
“Tive a oportunidade de conhecer um serviço de saúde diferente do realizado em Ponta Grossa. Há valorização de todos os profissionais e união entre as equipes, foi impossível não notar a satisfação das pessoas (pacientes) que estavam em diálise”, conclui. A área de nefrologia está entre os objetivos de especialização da estudante, e a visita à Pró-Rim só fortaleceu ainda mais esta vontade.
Uma visita especial
Esta foi uma visita especial e teve um bom motivo para ser comemorada. Faz 10 anos que ela acontece sob coordenação da professora Marlene Zimmermann Harger, que foi enfermeira da Fundação Pró-Rim por 15 anos.
O desligamento aconteceu em 2002, e Marlene recorda com detalhes a decisão. “Sair foi difícil, principalmente deixar os pacientes, mas optei por seguir minha família”, declara. A enfermeira continuou seus projetos de vida e dedicou o conhecimento, desenvolvido e aprendido na Pró-Rim na área de transplante e diálise, para o ensino.
Em 2003 Marlene teve a ideia do projeto intitulado “Evento de Extensão: visita técnica”, deste então todo ano acompanha a turma de enfermagem até a unidade da Pró-Rim em Joinville.
No inicio da tarde o médico nefrologista Dr. José Aluisio Vieira, Presidente do Conselho Curador da Fundação Pró-Rim contou um pouco da história da instituição e entregou flores à Marlene em agradecimento pelo trabalho e dedicação, que continuam em evolução somando cada vez mais. Ela recebeu flores e o certificado “Amigo da Pró-Rim” e o médico uma placa da UEPG em agradecimento a parceria.
As meninas também interagiram com o Rinzito, mascote da Fundação Pró-Rim.