Arrecadação solidária feita pelo Ministério Público do Tocantins e parceiros foram entregues na quarta-feira, 25
A Fundação Pró-Rim em Palmas (TO) recebeu nessa quarta-feira (25), 180 kits de higiene que serão destinados aos pacientes de hemodiálise, atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Capital tocantinense e em Gurupi (TO). A entrega simbólica a parte dos pacientes foi realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), autor da campanha, com a presença de outros parceiros que auxiliaram na ação.
A promotora de Justiça, titular da 30ª Promotoria na Capital, Márcia Stefanello, foi a idealizadora da ação e tem sido uma grande parceira da Pró-Rim. “O MPTO tem essa função social também, não somos só quem denuncia, temos essa área social. É o retorno do Ministério Público à sociedade, e a 30º Promotoria especialmente, porque faz o acompanhamento da atuação do terceiro setor. Levo de hoje a melhor impressão, isso ficou muito claro ao vermos os pacientes, após a entrega dos kits e visita, sorrindo e alegres. Talvez não modifique a vida para eternidade, mas melhorou o dia deles e demos o nosso abraço aos pacientes da hemodiálise.”
O gerente regional da Pró-Rim Tocantins, Jonas Correa, destacou que a ação do MPTO é muito importante para a instituição e os pacientes: “é um gesto de partilha, de doação e amor. Sendo mais importante que o conteúdo entregue”. Jonas detalhou que a Fundação Pró-Rim é uma entidade beneficente, reconhecida pelo Cebas – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social -, e está apta a receber qualquer tipo de doação. “Inclusive as pessoas podem vir como voluntárias, deixando seu carinho, sua palavra amiga aos nossos pacientes”.
Benefício
Para Maria Antônia de Castro, moradora de Abreulândia, que vem três vezes na semana para Palmas para fazer o tratamento na Pró-Rim, a entrega dos kits foi positiva. “Essa ação é muito importante, porque muitos não têm condições de ficar comprando materiais de higiene, principalmente hidratante, porque a pele do paciente de hemodiálise desidrata bastante e precisa de uma hidratação extra.”
O médico nefrologista e responsável técnico pela Pró-Rim unidade Palmas, Antônio Amadeu Parisotto Giannasi, explica que a questão da higiene tem um papel fundamental na saúde das pessoas. “A maioria dos nossos pacientes tem dificuldade porque vem de muito longe muitas vezes e trazer todo esse kit de higiene – escova, pasta dental, sabonete, hidratante – de casa para cá é difícil, muitas vezes não dá para colocar o orçamento mensal da casa. Esses pacientes têm outras necessidades, uma alimentação especial e suplementação”, detalha.
Representando o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, o assessor Jurídico especial e promotor de Justiça Celsimar Custódio destaca que o MPTO também tem o papel de devolver à sociedade ações sociais e incentivar políticas públicas na área social e de saúde pública.
O MPTO, além da entrega dos kits de higiene, trouxe um momento musical para os pacientes. Também estiveram presentes outras parceiros da ação, Valquíria Rezende – articuladora e amiga da Pró-Rim – que trouxe as mulheres da rede Colmeia da Maçonaria para conhecer a fundação.
Aline Sêne – Comunicação Pró-Rim