
Enfermeiras realizam testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial
Foram realizados testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial, além de levar saúde e prevenção, e provocar debates sobre políticas públicas para a área da nefrologia

Enfermeiras realizam testes de glicemia capilar e aferição de pressão arterial

Pacientes e representantes de órgãos e instituições ligadas à saúde e doença renal passaram pelo estande da Pró-Rim

Presidente da Pró-Rim, Maycon Truppel Machado, Coordenador Geral da Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Danilo Campos, e um dos fundadores da Pró-Rim, Dr. José Aluísio Vieira
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença renal pode ser a 5ª maior causa de morte até 2040. A lista de pessoas para um transplante de rim no Brasil já passa de 40 mil. Mais de 157 mil brasileiros fazem hemodiálise. Esses números e a necessidade de se debater políticas públicas para a área da nefrologia levaram a Fundação Pró-Rim a realizar uma exposição em Brasília, entre os dias 22 e 25 de abril, com o tema “Semana de Prevenção de Doenças Renais”.
Com várias dicas e orientações sobre a saúde renal, além de realizar mais de mil atendimentos com aferição de pressão e teste de glicemia capilar, a Fundação Pró-Rim permaneceu durante uma semana no Espaço Mário Covas, dentro da Câmara dos Deputados.
“A gente percebe que muitos desconhecem a relação entre a hipertensão, a diabetes e a doença renal. Estar aqui é muito importante para orientar as pessoas sobre os cuidados com seus rins”, disse a enfermeira da Pró-Rim, Elen Bossardi.
Para o presidente da Pró-Rim, Maycon Truppel Machado, “tão importante quanto tratar o paciente na máquina de diálise, é falar sobre as causas que levam à insuficiência renal, para evitar que o paciente necessite fazer um tratamento que gere um impacto social muito grande, além de exigir recursos públicos”.
Por isso, ele afirma ser necessário essa presença na Câmara dos Deputados, especialmente para falar com os parlamentares e senadores sobre políticas públicas voltadas à prevenção e ao tratamento das doenças renais, sendo essa a garantia de evitar o aumento de pacientes que precisam de hemodiálise.
Nos dias da exposição, Edinho Silva, da Associação Amor aos Rins, de Barretos-SP, acompanhou os trabalhos e ficou encantando com a mostra. Para ele, estar em Brasília foi mais uma oportunidade de aprender com os trabalhos da Pró-Rim, para depois disseminar saúde e prevenção em São Paulo, algo que ele já tem feito há quase dois anos.
Também foi realizada uma audiência pública na Comissão de Saúde, com o tema “Diagnóstico, prevenção e tratamento das Doenças Renais, na Comissão de Saúde”. Um dos fundadores da instituição, dr. José Aluísio Vieira, e o médico nefrologista e presidente do Conselho Curador da Pró-Rim, dr. Marcos Alexandre Vieira, estiveram presentes.
Aqui você confere mais informações sobre a audiência pública.
Josi Tromm Geisler — Comunicação Pró-Rim