
Serviços de saúde, orientações e divulgação nas redes sociais foram algumas das atividades realizadas na campanha.
A campanha do Dia Mundial do Rim deste ano, com o tema “Saúde dos Rins para Todos”, teve como objetivo informar a população sobre a prevenção às doenças renais e a realização do diagnóstico precoce destas enfermidades. Para disseminar essa mensagem, a Fundação Pró-Rim desenvolveu várias atividades em suas unidades de atendimento, nos estados de Santa Catarina e Tocantins.
A programação da campanha contou com palestra, ações de panfletagem, serviços de saúde com triagem e orientações dos profissionais. A campanha atingiu cerca de 3 mil pessoas, sendo realizadas nas cidades catarinenses Joinville, Mafra, São Bento do Sul, Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul, e no estado do Tocantins em Palmas e Gurupi.
Além disso, a equipe da Pró-Rim participou de entrevistas em emissoras de TV e nas rádios, em âmbito nacional e regional. Também foram realizadas parcerias de comunicação como a veiculação de anúncio nacional pela Editora Abril, na Revista Veja, e regional com a Revista Duo. A parceria com a empresa Gidion, operadora do transporte coletivo urbano de Joinville, divulgou a campanha aos usuários por meio de cartazes nos coletivos.
Comunidade fez exames preventivos de doença renal
No dia 14 de março, mais de 250 pessoas participaram da ação realizada na Praça da Bandeira em Joinville (SC). A população teve a oportunidade de fazer o exame de creatinina, oferecido pelo Laboratório Werner – parceiro da ação, aferir a pressão arterial com os alunos do Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa em Saúde – IPREPS, verificar a acuidade visual com a Ótica São José, além de receber orientações sobre as doenças renais com os profissionais da Pró-Rim. Durante a ação, também foram oferecidas massagens aos participantes e a venda dos produtos sociais da Pró-Rim. Com o resultado dos exames, as pessoas que apresentarem alteração de cretinina receberão orientações da equipe da instituição sobre o procedimento médico.
Redes sociais auxiliam na divulgação da campanha
A divulgação da campanha se estendeu às redes sociais com a publicação de material informativo e orientações. O hotsite www.diamundialdorim.com.br também apresentou conteúdos exclusivos da campanha, além da programação das atividades da Pró-Rim. Os internautas tiraram suas dúvidas sobre as doenças renais, causas e tratamentos com a transmissão ao vivo pelo Facebook e Instagram com o Dr. Marcos Alexandre Vieira, médico nefrologista e presidente da Fundação Pró-Rim.
Confira todas as fotos da campanha no site www.diamundialdorim.com.br.