
Um trabalho de equipe: a Fundação Pró-Rim realizou na manhã desta sexta-feira, dia 9, a 100ª cirurgia de transplante renal, em parceria com o Hospital Municipal São José. A paciente de Jaraguá do Sul (SC) recebeu o rim de seu esposo, por meio de um gesto de extremo amor.
De acordo com a coordenadora do Setor de Transplantes da Pró-Rim, Drª Luciane Deboni, “Esse número representa uma média de duas cirurgias por semana e coloca a Pró-Rim entre os centros de transplante mais ativos do país. Significa também mais experiência para toda a equipe e um benefício direto para 100 pessoas”.
O médico cirurgião da Pró-Rim, Dr. Jean Guterres, integrou a equipe que realizou todos os 100 transplantes. “Esse fato é resultado de uma sequência de eventos que começa desde o atendimento das secretárias, passa pelas consultas pré-transplante com a equipe multidisciplinar, até chegar à cirurgia em si. Somos todos parte desse processo que visa dar mais qualidade de vida aos pacientes renais”, explica.
Em junho deste ano, a equipe chegou a realizar {{link:nove cirurgias,noticias/novidade/i/230}} em apenas seis dias. Ao longo da história da Pró-Rim, foram feitos 980 transplantes renais.