
A Fundação Pró-Rim marcou presença no XIX Congresso Paulista de Nefrologia – Inovação Sustentável – realizado entre 04 e 07 de Outubro de 2017. Foram vários trabalhos apresentados por nefrologistas, médicos residentes em nefrologia, nutricionistas e enfermeiras. A participação destes profissionais nas sessões científicas também foi intensa e agregou importante conhecimento a todos.
Um dos trabalhos apresentados pela equipe foi o da Dra. Viviane Calice da Silva, sobre o desenvolvimento de fitas de nitrogênio urêico para diagnosticar, pela saliva, a Injúria Renal Aguda. Os estudos estão sendo realizados em países como o Brasil, Malawi, Angola e Sudão. O trabalho foi realizado a partir da tese de doutorado do Dr. Euclides Sacomboio na PUC-PR sob orientação Dr. Roberto Pecoits-Filho e co-orientação da Dra. Viviane
DIÁLISE PERITONEAL
Outro trabalho oral foi apresentado pela Enfermeira Helen Ferreira, do setor de diálise peritoneal, demonstrando a importância da avaliação da enfermagem, dos pacientes candidatos à diálise peritoneal, de início urgente.
A nutricionista Fabiana Baggio Nerbass define o Congresso Paulista de Nefrologia como um dos mais importantes do país. Segundo ela, “o evento valoriza não só o profissional médico, mas também toda a equipe multidisciplinar que atua na especialidade”. Além disso, ela considera fundamental a troca de experiência entre os participantes e o conhecimento da realidade sobre o que acontece na área, em todas as regiões do país.
CONTEÚDO CIENTÍFICO
O presidente da Fundação Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira enfatizou a importância do Congresso para o atendimento aos pacientes renais e para a produção científica da equipe, sempre estimulada na Pró-Rim. Segundo ele “o Congresso foi marcado por inovações no tratamento de doenças renais e explanação dos avanços tecnológicos”.
Além do conteúdo científico o evento também trouxe sete dos mais importantes palestrantes internacionais para falar sobre temas importantes na área, completou o presidente da Fundação Pró-Rim.