
Três profissionais da Fundação Pró-Rim estiveram presentes no IV Seminário dos Renais Crônicos e Transplantados do Amapá, realizado de 10 a 12 de abril. Com o tema “A importância da implantação de um ambulatório de transplante no Estado”, o evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas, entre pacientes, profissionais de saúde, acadêmicos e autoridades.
O presidente da Associação do Pacientes Renais e Transplantados do Amapá, Ivanildo Souza, destacou que a implantação deste ambulatório depende de uma articulação entre o Governo do Estado, o Poder Legislativo e o Ministério Público. “Queremos criar uma comissão para levar ao governador essa necessidade”, destacou.
O secretário adjunto de Saúde (Sesa), Dr. Ronaldo Dantas, enfatizou que “a Sesa é uma das principais incentivadoras na implantação de um ambulatório de transplante no Estado pois, além de garantir o transplante de rim no próprio Amapá, diminuiria a demanda de pacientes em tratamento de hemodiálise ou diálise peritoneal, que hoje somam 210″.
Pró-Rim como exemplo
A coordenadora do setor de Transplante da Pró-Rim, Drª Luciane Deboni, a assistente social Olinda Rezendes da Silva e a psicóloga Ivana Mallon compartilharam a experiência bem sucedida do ambulatório de transplantes da instituição.
De acordo com a assistente social Olinda, “houve muita participação dos presentes, que tiraram dúvidas sobre os exames pré-transplante, hospedagem e tempo de permanência em Joinville, para os que desejam realizar o tratamento na Pró-Rim”.
Em 2011, a Pró-Rim realizou dois transplantes renais em pacientes do Amapá ({{link:conheça aqui,noticias/novidade/i/165}} a história de Laércio Dias) e outros quatro estão em pré-transplante.
{{galeria:amapa}}