
A Fundação Pró-Rim realizou hoje, 15/01, a cerimônia de formatura das médicas Dra. Alexandra Meyer da Luz, Dra. Caroline Menegelli Biondo e Dra. Silvane Sebben, residentes no Programa de Especialização em Nefrologia da instituição.
Após anos de dedicação e vivência na área, agora as profissionais já possuem pontuação suficiente para realizar a prova de título de especialista pela SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia). As doutoras Alexandra e Caroline ingressaram no programa de três anos que inclui especialização em clínica médica e em nefrologia e a Dra. Silvane, que não pode comparecer ao evento, residiu pelo período de dois anos por já ter feito especialização em clínica médica.
Segundo a médica coordenadora de Transplantes da Pró-Rim e do programa de residência, Dra. Luciane Mônica Deboni, a cada ano é maior a satisfação de estar formando novos profissionais na nefrologia. “Acompanhar a evolução deles desde o primeiro dia de residência até os passos mais desafiantes como o mestrado e doutorado é muito gratificante e nos enche de orgulho. O crescimento não é só em número, mas em qualidade”, afirmou.
Dr. Murillo R. Capella, convidado especial, fez uma palestra histórica sobre o papel da mulher na medicina, já que desta vez as formandas eram só mulheres. Capela homenageou nomes importantes como Maria Augusta Generoso Estrela, a primeira médica brasileira formada em Nova York (1879) e Rita Lobato Velho Lopes, a primeira médica formada no Brasil em 1887.
A emoção tomou conta da fala do presidente da Pró-Rim, Dr. Hercilio da Luz Filho, pai de Alexandra. “Estou feliz e orgulhoso de ver que formamos mais três residentes. Com isso, temos agora 28 formados desde 1995 quando iniciamos o Programa de Especialização. Entregar o certificado para minha filha faz com que esta felicidade e orgulho sejam ainda maiores”, declarou emocionado.
De acordo com o diretor Clínico da Pró-Rim, Dr. Marcos Vieira, as residentes desenvolveram um excelente trabalho com apoio de toda equipe multidisciplinar. O diretor lembrou que a residência é o momento do FAZER e de aprender a ser médico, e destacou o Programa da Pró-Rim como diferenciado por incluir as rotinas de transplante, hemodiálise, diálise peritoneal e um fluxo grande de atendimento ao paciente. Para finalizar, o presidente do Conselho Curador da Pró-Rim, Dr. José Aluisio Vieira (Dr. Xuxo) lembrou que neste tempo as jovens formadas assistiram 300 novos transplantes, um privilégio.
Acompanhe abaixo o depoimento das médicas
Dra. Alexandra Meyer da Luz
“A sensação de realização pessoal é grande. Tinha medo no começo de receitar um paracetamol e hoje consigo naturalmente realizar procedimentos muito mais complexos. Agradeço a todos que estiveram comigo nesta jornada, pois medicina não se faz sozinho. Não foi fácil, foram 72 fins de semana de plantão, mais não tenho palavras para explicar a satisfação em ajudar as pessoas e fazer a diferença”.
Dra. Caroline Menegelli Biondo
“Não esqueço o dia que liguei para minha mãe e disse: ‘mãe o rim é rosa’. Sempre fui apaixonada pela área de nefrologia e a Fundação Pró-Rim só fez minha paixão aumentar. Aprendi aqui a ter mais serenidade e atenção com o paciente. São vidas e não apenas números ou doenças. Estou saindo daqui uma pessoa diferente e aconselho os novos residentes a aproveitarem cada momento para o conhecimento profissional e pessoal”.