
Equipe da Fundação Pró-Rim da unidade de Palmas (TO) realizou no início de agosto uma campanha de prevenção de doenças renais no município de Ponte Alta do Tocantins, Portal Sul de entrada do Jalapão. O convite partiu da Loja Maçônica daquele município turístico. Na oportunidade, o município estava repleto de turistas que também prestaram atenção nas orientações de saúde.
Entre as estratégias, o preenchimento de um questionário para triagem de pessoas com risco de desenvolvimento de doenças renais, a disseminação de hábitos saudáveis, além de informações para controlar o peso, o diabetes, o colesterol e a hipertensão arterial. Durante todo o dia foram disponibilizados gratuitamente testes rápidos de glicose (triagem de glicemia capilar) e aferição de pressão arterial.
Além disso, a equipe distribuiu panfletos sobre o diagnóstico e o tratamento das doenças renais crônicas, a importância do exame de creatinina e orientação dos fatores de risco. As pessoas identificadas no grupo de risco foram orientadas a procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde.
Segundo o Responsável Técnico pela Unidade de Palmas, médico nefrologista Dr. Amadeu Gianasi, “o evento teve excelente aceitação da comunidade que entendeu a importância de cuidar da saúde”. Segundo ele, a equipe agora está tabulando os dados que serão repassados ao secretário da Saúde daquele município para uma avaliação e tomada de providências imediatas, para os casos mais evoluídos das doenças renais. O médico garante que a idéia é estender este programa de prevenção para outros municípios do Tocantins.