
A Fundação Pró-Rim realizou na madrugada desta quarta-feira (30/03), em parceria com o Hospital Municipal São José, em Joinville, o transplante de número 900. O receptor é um farmacêutico paranaense de 63 anos, que fazia diálise peritoneal há seis meses e estava em lista de espera há apenas 29 dias.
A equipe que realiza os transplantes de rim e rim/pâncreas é composta por médicos cirurgiões, urologistas e nefrologistas especializados no país e no exterior. Conta também com um grupo multidisciplinar formado por enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais.
A Fundação Pró-Rim é líder e pioneira nos transplantes renais em Santa Catarina e está entre as 10 instituições que mais realizam transplantes no Brasil. O primeiro transplante renal em Joinville foi também o primeiro de Santa Catarina e aconteceu em 1979, no Hospital Municipal São José.
As pessoas de outros municípios e estados que desejam realizar transplante em Joinville são inicialmente atendidas no ambulatório da Fundação Pró- Rim pela equipe multidisciplinar. A cirurgia de transplante é feita no Hospital Municipal São José. Segundo a coordenadora do serviço, Dra. Luciane Deboni, é crescente o número de pacientes de outros estados que optam por realizar o transplante em Santa Catarina. “Aqui o sistema de captação de órgãos é eficiente e o número de pacientes em lista é um dos menores do Brasil”, enfatiza.
É importante destacar que a distribuição dos órgãos respeita a maior compatibilidade do doador com os receptores em lista. Assim, pacientes que ingressaram em lista há pouco tempo podem receber o rim antes de outros pacientes que aguardam transplante há mais tempo, já que o receptor mais parecido geneticamente com o doador irá receber o órgão.
As pessoas de outras regiões do Brasil podem contar com o apoio da Associação de Pacientes Renais Crônicos e do setor de Serviço Social da Fundação Pró-Rim para hospedagens durante o período de consultas.
Para fazer o agendamento das consultas e conhecer mais sobre a Fundação Pró- Rim você pode ligar no telefone (47) 3434-2222 ou clicar aqui.