
Dois médicos jovens, porém determinados. O Nefrologista Hercilio Alexandre da Luz Filho e eu, da mesma especialidade, decidimos criar uma fundação que fosse de administração privada, sem fins lucrativos, mas que pudesse ser reconhecida de utilidade pública e também de caráter filantrópico para beneficiar o maior número possível dos trabalhadores e seus familiares de Joinville.
A tarefa nesses 25 anos tem sido árdua. Aliviar a dor, consolar os aflitos, alimentar os desnutridos, enfim, salvar vidas não é fácil. Mas apesar de todas as dificuldades que uma sociedade igual a nossa nos impõe, foram 25 anos de vitória. Os estatutos de duas folhas assinados em 22 de dezembro de 1987 se transformaram em uma entidade forte, que tem contribuído decisivamente para o atendimento de excelência que sempre sonhamos.
Com uma mentalidade pró-ativa, ousada, humanizada, voltada para o progresso e para o futuro, temos obtidos feitos impossíveis de serem alcançados se não houvesse a Fundação Pró-Rim. Seguramente, não teríamos excelência em tudo que fazemos, assegurado pelo certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Não seríamos considerados pela quarta vez consecutiva uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil (Revista Você S.A.), fazer mais de 1.000 transplantes renais e estar entre os 10 centros que mais transplantam no Brasil.
É fantástico também realizar 130 mil hemodiálises anuais, atender mais de 50 mil pacientes gratuitamente por ano. São feitos maiúsculos e que a sociedade brasileira aplaude. O Instituto Pró-Rim de Educação e Pesquisa, criado em 2005 já formou mais de 1.200 técnicos na área saúde e as pesquisas farmacêuticas dão brilho ao instituto.
Tudo isso porque temos mais de 500 pessoas que trabalham como se estivéssemos em família, funcionários que chamamos “Gente com Amor”. Somos realmente uma maravilhosa família.
Trabalhamos com grande orgulho, felizes, porque aos 25 anos, somos uma entidade modelo para o país. Com a construção do Complexo Hospitalar Vida, que ficará pronto em três anos, posso afirmar que daqui pra frente o céu é o limite.
Por: Dr. José Aluísio Vieira – Fundador da Fundação Pró-Rim – Médico Nefrologista CRM/SC 1.423