
O presidente da Fundação Pró-Rim e vice-presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT), Dr. Marcos Alexandre Vieira (primeiro à esq.), participou na manhã da terça-feira (19/09/2017) de Audiência Pública na Câmara dos Deputados em Brasília. O debate foi proposto pelos deputados Henrique Mandetta (DEM-MS) e Silas Freire (Pode-PI) e promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados.
Foram abordados temas como a necessidade de acesso à hemodiálise por pacientes que enfrentam dificuldades, em várias regiões do país, ampliação do teto, questões econômicas da diálise, entre outras questões técnicas da diálise que afetam o setor.
Para o Dr. Marcos Vieira, “a preocupação é real e o cenário pode se agravar se as providências não forem tomadas com urgência, observa o médico”.
Além de mostrar que a crise no setor de hemodiálise é grave no país, a Audiência Pública decidiu propor a criação de uma comissão técnica composta por representantes de vários setores da área, entre eles a Câmara dos Deputados, ABCDT (Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante), SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), Ministério da Saúde e associações de pacientes renais.
O objetivo dessa comissão é listar sugestões para melhorar o tratamento dos pacientes renais. A Direção da ABCDT foi bem recebida pelo ministro da Saúde na tarde de quarta-feira (20/09/2017), após solicitação do Senador Pedro Chaves , preocupado com as questões mencionadas, para relatar as reivindicações do setor.