
Desde 2008, Jair Fernandes Moraes comemora o seu aniversário nos meses de janeiro e maio. A primeira é a data oficial do seu nascimento e a outra em que fez o transplante renal há oito anos com a equipe da Fundação Pró-Rim, referência nacional em tratamento e transplantes renais, no Hospital Municipal São José, em Joinville (SC).
Para comemorar o sucesso do transplante e sua saúde que hoje está boa, Jair está organizando uma festa, com a ajuda de alguns amigos e terá como tema Gratidão e Gastronomia. No cardápio preparado por Jair, o destaque é porco-pizza, um prato tradicional de Armazém, cidade onde ele mora no Sul do Estado. Uma iguaria criada pela Associação dos Suinocultores da região e que chama atenção pela criatividade com que é preparada.
Segundo Jair, o porco-pizza é um leitão de 30 quilos,desossado, que fica cerca de 10 horas mergulhado no tempero. Depois é assado no espeto em uma grande churrasqueira, em forma de manta. “A carne do porco é como se fosse a massa da pizza. O recheio é o arremate com queijo, calabresa, milho, ervilha, ovos e muito orégano. Enfim, tudo o que vai numa pizza tradicional”, explica.
O transplantado garante que o diferencial da festa deste ano, além de acontecer em Joinville, é que ela será dedicada aos médicos, enfermeiros e toda a equipe multidisciplinar da Pró-Rim que demonstraram profissionalismo, carinho e dedicação a ele. “Eles ainda continuam cuidando de mim”, enfatiza. Também estarão na festa os funcionários do posto de saúde de Armazém, que dedicam atenção especial a ele, no dia-a-dia.
Além destes convidados ilustres, também são esperados amigos e familiares, com destaque ao seu pai, Nardi José Moraes, que doou o rim para que o filho pudesse viver. O anfitrião espera receber ao todo entre 80 e 100 pessoas. “Esta é uma maneira singela, porém verdadeira, que encontrei para celebrar o meu renascimento com esses anjos que cruzaram o meu caminho, no momento mais crítico da minha vida”, emociona-se.