
A Pró-Rim está orgulhosa pela atuação de duas profissionais e pesquisadoras da instituição que foram destaque no Congresso Mundial de Nefrologia, realizado de 21 a 25 de abril, na Cidade do México.
Dra Viviane Calice da Silva, médica nefrologista da Pró-Rim, recebeu o prêmio “Jovem nefrologista ISN” pelo melhor resumo clínico apresentado por jovens nefrologistas (ISN Young Nephrologists Awards – Young Nephrologists Best Clinical Abstracts).
A pesquisa, desenvolvida a partir de sua tese de doutorado na PUCPR, envolve a aplicação de fitas de nitrogênio ureico salivar no screening de Lesão Renal Aguda. Os dados do resumo premiado foram referentes aos resultados em pacientes acometidos por Malária em Luanda, Angola. A fita já foi aplicada em outros países em desenvolvimento, como o Brasil e Malawi em diferentes grupos de pacientes e tem sido utilizada para detecção de LRA em crianças no Sudão.
Fabiana Baggio Nerbass, nutricionista da Pró-Rim, que está realizando seu pós-doutorado na University of Western Ontario, no Canadá, foi premiada com o “New Investigator Grant”, no qual receberá um subsídio financeiro para o desenvolvimento de uma pesquisa em que investigará a saúde renal em trabalhadores industriais expostos à elevadas temperaturas.
Para o presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira, o reconhecimento é motivo de orgulho para toda a instituição. “O desenvolvimento de pesquisas é uma ferramenta fundamental para trazer conhecimento e possíveis soluções para a sociedade. No nosso caso para os pacientes renais”. O médico acrescenta que a Pró-Rim está muito feliz com as conquistas no último Congresso de Nefrologia, onde duas profissionais da instituição ganharam significativo reconhecimento. “O apoio institucional é importante para as conquistas e estimula ainda mais a dedicação e o empenho das profissionais” conclui.
Sobre a Fundação Pró-Rim (prorim.org.br):
Referência nacional no tratamento e no transplante de rins, a Fundação Pró-Rim é uma entidade filantrópica com 30 anos de atuação. Possui unidades de hemodiálise em Santa Catarina e Tocantins e atende pacientes renais crônicos de todo o Brasil. É pioneira nos transplantes renais em SC e sua equipe está entre as que mais realizam transplante no país. Já ultrapassou a marca de 1.490 transplantes renais.
Foi a primeira unidade de hemodiálise do Estado a receber o nível máximo de Qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA – Nível 3). Recebeu o Prêmio Empreendedorismo Social pela Folha de S. Paulo e foi eleita pelo oitavo ano consecutivo pelo Guia Você SA como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil.